O último ano foi marcado por situações inusitadas, que potencializaram experiências e o desenvolvimento de estratégias de ensino. As novas metodologias de ensino deverão levar em conta os aspectos socioemocionais da comunidade escolar, contemplar a readequação de currículos, a implantação de novos modelos de ensinar e aprender e a necessária discussão a respeito da importância da escola como lugar privilegiado de socialização.

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Entendendo a importância deste novo contexto, o Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), realizou uma série de melhorias e adaptações nos espaços físicos, passou a utilizar novas ferramentas digitais, treinou professores e elaborou um cuidadoso Protocolo de Contingência para a volta às aulas.

— O ano de 2020 foi inusitado e desafiado , mas também trouxe possibilidades, inovações e muitos aprendizados. Manter a plena rotina presencial, a qualidade do processo de aprendizagem e a acolhida serão nosso foco no próximo ano letivo. A partir das diretrizes da educação inaciana, trabalhamos as dimensões emocional e espiritual-religiosa, reafirmando nosso DNA de colégio confessional e voltado à integralidade do aluno — explica Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araújo, orientadora educacional do Colégio Catarinense.

As primeiras preocupações passam pela implantação das medidas de segurança sanitária contra a Covid-19. Além disso, o Colégio criou a Comissão do Cuidado, que vai qualificar o atendimento às demandas dos alunos. A instituição acredita que alunos e educadores voltarão em 2021 muito diferentes, ansiosos por conta da longa permanência em casa e pouca interação social, por isso, vem trabalhando em atividades de acolhimento e de escuta atenta.

—Este tema terá um importante papel no desenvolvimento escolar dos alunos nos próximos anos — completa a educadora.

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Volta às aulas colégio catarinense
Atividades voltadas para acolhimento e sociabilização estão no calendário do colégio (Foto: Colégio Catarinense/Divulgação)

Metodologias promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais

O planejamento da retomada das aulas em 2021 trouxe desafios inéditos aos educadores, que sabem que ainda precisarão se ajustar às novas exigências do ano letivo. Por isso, o Catarinense prioriza as questões socioemocionais da mesma forma que trabalha com os conteúdos conceituais, com alto padrão de excelência e o cuidado com o ser humano.

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— Essas competências são exigidas nas diversas situações em que as crianças e os adolescentes se deparam com os processos de aprender, conhecer, conviver, trabalhar e constituir-se como indivíduos, questões essenciais à formação integral e ao desenvolvimento do ser humano. Compreendendo que essas habilidades auxiliam no fortalecimento psicossocial dos alunos, vamos promover situações intencionais voltadas a essa finalidade — afirma Adriana.

A instituição tem como linha mestra o desenvolvimento das esferas socioemocional e espiritual-religiosa, pois entende que elas formam um conjunto de competências que tornam as aprendizagens mais significativas. Há 115 anos o Colégio Catarinense vem educando indivíduos competentes, emocionalmente responsáveis e autônomos, com capacidade para viverem plenamente e transformarem a sociedade.

Na retomada das aulas, o Colégio priorizará:

● O restabelecimento da estabilidade e da nova rotina de estudos após tanto tempo em isolamento social;

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● As atividades que reforcem a sensação de segurança;

● A escuta atenta e acolhedora e a criação de espaços para sanar dúvidas, tão comuns nesse momento;

● O acolhimento e suporte emocional aos alunos, familiares e educadores;

● A ampliação do diálogo com os familiares, como forma de entender seus anseios e necessidades.

 atividades seguras aos alunos, familiares e educadores
Colégio Catarinense oferece suporte emocional aos alunos (Foto: Colégio Catarinense/Divulgação)

Aulas híbridas e investimentos em tecnologia

O Colégio Catarinense investiu em ferramentas tecnológicas capazes de responder às demandas do novo tempo e preparou os educadores para a retomada das aulas em 2021. Hoje, todas as salas de aula do Ensino Fundamental e Médio possuem equipamentos de som e vídeo de alta tecnologia para a transmissão ao vivo das aulas, que serão assistidas pelos que estiverem presencialmente no colégio, pelos alunos do sistema híbrido e por aqueles que optarem pelo ensino totalmente on-line.

Pela primeira vez, o Colégio Catarinense vai ofertar aulas no formato híbrido, conforme as normas aprovadas pelo Ministério da Educação. Nesse formato, as aulas acontecem tanto presencial quanto remotamente. O modelo de ensino híbrido será ofertado a alunos das turmas de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Alunos das turmas de Educação Infantil (I, II e III), 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio terão oferta de ensino totalmente presencial, desde que não haja mudanças no Mapa de Risco. Caso o Estado volte ao nível gravíssimo, a ocupação das salas passa a ser de apenas 50%, segundo as portarias atualmente em vigor.

— As aulas híbridas mesclam o uso de tecnologia às relações pedagógicas presenciais, possibilitando estudos e experiências pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem e trocas presenciais. As interações com colegas, professores e demais agentes da comunidade escolar, aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral dos indivíduos, são mediadas por ferramentas tecnológicas ativas — explica a orientadora.

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As famílias de alunos que fazem parte do grupo de risco podem optar pela continuidade do ensino remoto. Nesses casos, a orientação pedagógica é que seja organizado um contexto que favoreça os estudos, permitindo o desenvolvimento da criança ou do jovem não somente quanto ao desempenho acadêmico, mas também socioemocional.

Para saber mais sobre o Colégio Catarinense, acesse o site da instituição.