Com a participação recorde de 158 atletas, começa nesta quinta, dia 19, a quinta edição da Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, que integra o calendário da União Ciclística Internacional (UCI) pelo segundo ano consecutivo. A largada está marcada para as 13h, no Shopping Cidade das Flores, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Trilhas e estradas interioranas da região do Vale do Itapocu formam o cenário dos quatro dias de prova. Depois da largada, os ciclistas vão se dirigir para Schroeder, município vizinho a Joinville, cruzando o bairro Vila Nova em direção à Estrada Duas Mamas, num percurso de 50 quilômetros. A segunda etapa, na sexta, ocorre entre Schroeder e Corupá, com 50 quilômetros; a terceira, no sábado, entre Corupá e Jaraguá do Sul, terminando no Parque Malwee, após 70 quilômetros.

A prova final, no domingo, é um circuito de 40 quilômetros no Parque Malwee. O trajeto total a ser percorrido pelos atletas durante a Volta é de 210 quilômetros. À exceção da primeira etapa, que começa às 13h, nas demais a largada está marcada para as 9h.

Dos quatro campeões nas quatro edições anteriores do evento, três voltam neste ano para tentar o inédito bicampeonato da Volta. Os detentores de título são os catarinenses Marcelo Pinguim Moser e Maurício Borges e o carioca Albert Morgen Júnior. O outro campeão, Renato Seabra, está suspenso pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) por doping.

Uma equipe chilena confirmou presença na Volta. A seleção nacional do Chile vai trazer cinco ciclistas de grande experiência – Cristóbal Silva Ibaceta (tricampeão nacional), Francisco Corvalan, Javier Pushel, Carlos Oyarzun e José Antonio Riquelme.

Continua depois da publicidade

As categorias que participam da disputa são elite (23 a 29 anos ou critério técnico), sub-30 (23 a 29), sub-23 (19 a 22), júnior (17 e 18), master A (30 a 39) e feminino (19 a 29).