A Volkswagen anunciou que vai aposentar o automóvel Gol e substituí-lo pelo novo modelo Polo Track a partir de 2023. O carro fará parte de uma família de carros compactos para o segmento de entrada.

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O Gol continuará sendo fabricado em 2022, mas aos poucos deve sair de cena, junto com Voyage e Saveiro. Em seus lugares, entram o Polo Track e mais quatro modelos dessa família, junto com uma reestilização do Polo. O Gol foi lançado em 1980 e foi líder de vendas durante 27 anos. 

A informação foi confirmada pela empresa em meio a anúncios de novos investimentos. A montadora divulgou que vai investir R$ 7 bilhões entre 2022 e 2026. Parte desse montante será direcionada a novos veículos nacionais e outra parte em digitalização e descarbonização, incluindo um centro de pesquisa de biocombustíveis para desenvolvimento de tecnologia complementar à ofensiva global de eletrificação.

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Nova família de compactos

Desde 2017, a marca renovou o portfólio de veículos: foram 20 novos modelos, com estreias no intervalo de 4 anos, a maioria deles produzidos localmente em fábricas da Volkswagen no Brasil.

Agora, o foco será o lançamento da nova família de carros compactos. O Polo Track, primeiro deles, é baseado na plataforma MQB e terá produção na fábrica de Taubaté, em São Paulo.

Fim de linha para o Gol após 42 anos no mercado e 7 gerações
Volkswagen Gol (Foto: Volkswagen)

Outra novidade é o investimento em uma nova geração do multimídia VW Play, na promessa de que ele permitirá aos motoristas se manterem conectados, expandindo a conectividade para fora de seus veículos e ao mesmo tempo acrescentando novos itens e serviços.

Etanol e eletrificação

Outra ofensiva da Volkswagen é apostar fortemente no etanol no desenvolvimento da eletrificação. De acordo com a marca, os biocombustíveis, com um balanço positivo de CO2, podem ser uma ponte para a era da eletricidade. Entre os estudos, veículos híbridos e elétricos utilizando o etanol na geração de energia.

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