Enquanto não se resolve a polêmica judicial entre a Volkswagen e a Justiça gaúcha, proprietários de modelos 2009/2010 de Fox 1.0, Novo Gol 1.0 e Voyage 1.0 podem comparecer às oficinas da marca para trocar o óleo do motor, de forma gratuita. Na semana passada, a 15ª Vara Cível da Comarca de Porto Alegre concedeu liminar ordenando que a empresa chame donos de cerca de 400 mil veículos no país para avaliar a necessidade de troca dos motores de cada um dos carros.
Continua depois da publicidade
A decisão foi tomada a partir de pedido do promotor Rossano Biazus, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, que sustenta haver desgaste prematuro em componentes do motor.
Os problemas com os três modelos da Volkswagen começaram em 2009 quando a empresa convocou os proprietários a substituírem o óleo do motor, alegando que um tipo errado de líquido lubrificante havia sido colocado nos carros, o que causaria ruído em alguns motores. Na época, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado ao Ministério da Justiça, não viu maiores problemas na explicação da fabricante para o barulho dos motores. O caso volta à tona agora quando o Ministério Público do Estado avalia que essa substituição de óleo seria apenas uma forma de mascarar um defeito mais grave no motor dos veículos.
Como ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial, a empresa opera no sistema implantado em 2009, chamado de “oficina ativa”: as concessionárias da marca recebem os carros para troca do óleo e há mudanças nos prazos de revisão – reduzido – e de garantia – ampliado.
Nessas revisões, caso sejam encontrados problemas em alguma peça do motor, a substituição é feita de forma gratuita pela empresa. Por meio da assessoria de imprensa, a Volkswagen sustenta que essa convocação não pode ser chamada de recall, pois não há risco à integridade física e à segurança do cliente. Para o promotor Rossano Biazus é só uma questão de semântica.
Continua depois da publicidade
– O nome técnico pode não ser recall, mas, na prática, o procedimento é o mesmo – ressalta Biazus.
Não é a primeira vez que parte da frota desses três modelos apresenta problemas. Em 2008, a Volkswagen convocou proprietários dos três modelos para reparos no pedal do freio. Um ano depois, o problema foi no programa de gerenciamento do sistema auxiliar de partida a frio.
Entenda a situação
Os veículos são todos do ano/modelo 2009/2010:
Fox 1.0: chassis 94000017 a 94165002
Novo Gol 1.0: chassis 9P000001 a AP 077821
Voyage 1.0: chassis 9T000001 a AT157948)
Se eu tenho algum desses modelos, posso ir até a concessionária?
Pode. A Campanha de Oficina Ativa permanece em funcionamento. Quem ainda não fez o reparo desde 2009 pode ir hoje a uma revenda para realizar o serviço.
O que será feito?
Será substituído o óleo do motor.
Haverá alguma outra alteração?
Muda o prazo de revisão, que deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, e não mais a cada 15 mil quilômetros. Também há extensão no prazo de garantia, de três para quatro anos.
Continua depois da publicidade
Será substituída alguma peça?
Durante a revisão, caso seja encontrado problemas em alguma peça do motor, a substituição é feita de forma gratuita pela empresa.