A Volkswagen decidiu fazer uma pegadinha de 1º de abril – que acabou indo longe demais e, por isso, sendo chamada de “piada de mau gosto” por jornalistas e publicitários em todo o mundo. Acontece que a empresa anunciou, falsamente, que mudaria o nome da marca, nos Estados Unidos, para “Voltswagen” – isso, teoricamente, para divulgar um maior investimento nos carros elétricos, que, ainda segundo o comunicado, deveriam compor até 70% das vendas globais da montadora até 2030 (por isso a referência a “volts” no nome).

Continua depois da publicidade

Apesar de a informação em si ter cara de pegadinha, tudo ganhou ares oficiais quando a Volkswagen usou sua assessoria de imprensa para confirmar os boatos – e demorou a reagir quando diversos veículos ao redor do mundo passaram a repercutir a notícia. A primeira a desmentir a informação foi a agência Reuters; seguida pelo Wall Street Journal, que teria conseguido a informação de uma fonte na Alemanha.

“Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso da marca em fazer os melhores veículos para motoristas de todos os lugares”, teria dito Scott Keogh, que, na nota divulgada com a brincadeira de 1º de abril, foi identificado como “presidente e CEO da Voltswagen America”. “Desde a nossa mudança para um futuro elétrico, anunciamos que construiremos elétricos para milhões, não apenas para milionários. Essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado como o carro do povo e a nossa firme convicção de que nosso futuro será ser o carro elétrico do povo.”

> Canais da Fox passam a se chamar “Star”

> Sony disponibiliza retrospectiva do PlayStation

Continua depois da publicidade

O comunicado afirmava ainda que a marca Voltswagen seria exclusiva para carros elétricos, enquanto os carros a gasolina continuariam sendo identificados como da marca Volkswagen. O informe originalmente publicado no site da empresa já foi apagado.

Nesta quarta-feira (31), a própria Volkswagen enfim se manifestou, por meio de um post no Twitter e no Instagram, que diz: “O que começou como um esforço de 1º de abril deixou o mundo todo agitado. Acontece que as pessoas são tão apaixonadas por nossa herança quanto por nosso futuro elétrico. Então, seja Voltswagen ou Volkswagen, as pessoas falando sobre direção elétrica e nosso ID.4 só pode ser uma coisa boa.” O ID.4 é o novo modelo elétrico da montadora.