A Volkswagen decidiu fazer uma pegadinha de 1º de abril – que acabou indo longe demais e, por isso, sendo chamada de “piada de mau gosto” por jornalistas e publicitários em todo o mundo. Acontece que a empresa anunciou, falsamente, que mudaria o nome da marca, nos Estados Unidos, para “Voltswagen” – isso, teoricamente, para divulgar um maior investimento nos carros elétricos, que, ainda segundo o comunicado, deveriam compor até 70% das vendas globais da montadora até 2030 (por isso a referência a “volts” no nome).
Continua depois da publicidade
Apesar de a informação em si ter cara de pegadinha, tudo ganhou ares oficiais quando a Volkswagen usou sua assessoria de imprensa para confirmar os boatos – e demorou a reagir quando diversos veículos ao redor do mundo passaram a repercutir a notícia. A primeira a desmentir a informação foi a agência Reuters; seguida pelo Wall Street Journal, que teria conseguido a informação de uma fonte na Alemanha.
“Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso da marca em fazer os melhores veículos para motoristas de todos os lugares”, teria dito Scott Keogh, que, na nota divulgada com a brincadeira de 1º de abril, foi identificado como “presidente e CEO da Voltswagen America”. “Desde a nossa mudança para um futuro elétrico, anunciamos que construiremos elétricos para milhões, não apenas para milionários. Essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado como o carro do povo e a nossa firme convicção de que nosso futuro será ser o carro elétrico do povo.”
> Canais da Fox passam a se chamar “Star”
> Sony disponibiliza retrospectiva do PlayStation
Continua depois da publicidade
O comunicado afirmava ainda que a marca Voltswagen seria exclusiva para carros elétricos, enquanto os carros a gasolina continuariam sendo identificados como da marca Volkswagen. O informe originalmente publicado no site da empresa já foi apagado.
Nesta quarta-feira (31), a própria Volkswagen enfim se manifestou, por meio de um post no Twitter e no Instagram, que diz: “O que começou como um esforço de 1º de abril deixou o mundo todo agitado. Acontece que as pessoas são tão apaixonadas por nossa herança quanto por nosso futuro elétrico. Então, seja Voltswagen ou Volkswagen, as pessoas falando sobre direção elétrica e nosso ID.4 só pode ser uma coisa boa.” O ID.4 é o novo modelo elétrico da montadora.
What began as an April Fool’s effort got the whole world buzzing. Turns out people are as passionate about our heritage as they are about our electric future. So whether it’s Voltswagen or Volkswagen, people talking about electric driving and our ID.4 can only be a good thing. pic.twitter.com/Rzx8mJgxkT
— Volkswagen (@VW) March 31, 2021