A Volkswagen apresentou nesta sexta-feira, em Brasília, a proposta de um novo sistema de rebatimento do banco traseiro do veículo Fox. A reunião contou com a presença de representantes do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC), do Procon-SP e dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Federal.
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Nela, a fabricante de veículos apresentou laudos preliminares do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e do Inmetro que comprovam que a instalação de um novo mecanismo irá resultar na operação segura do sistema de rebatimento do banco traseiro. Os laudos dos institutos são fundamentais para o início do recall do Fox.
A empresa tem agora um prazo de 30 dias, previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado por órgãos de defesa do consumidor com a Volkswagen no dia 14 de abril, para apresentar uma solução definitiva e laudos finais, para início do recall.
Durante este período, a Volkswagen deve continuar promovendo campanha na mídia a respeito da correta utilização do atual mecanismo de rebatimento. O termo prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.
A Volkswagen não entrou em detalhes sobre o novo sistema de rebatimento e disse que não vai se pronunciar a respeito da reunião.
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Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda.
Entenda o caso
Pelo menos oito consumidores tiveram parte dos dedos decepados e 14 ficaram feridos após manusear peça instalada no banco traseiro para ampliar ou diminuir o espaço do porta-malas.
Em comunicados enviados à imprensa anteriormente, a empresa havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no manual do proprietário.
Em fevereiro, a Volks passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que feriu os proprietários. As informações são do site G1.
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