– Vocês não se conformam com nada.

Foi assim que o papa Francisco respondeu quando questionado por brasileiros, durante o voo entre Roma e o Rio, sobre o fato de alguns “lamentarem” a nacionalidade argentina do pontífice.

Continua depois da publicidade

Vocês querem tudo. Vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um papa brasileiro também? – brincou o Papa.

Veja mais:

> GRÁFICO: a jornada do Papa Francisco no Brasil

Continua depois da publicidade

> Em página especial, todas as notícias sobre a vinda do Papa

> Rodrigo Lopes: será uma semana de muitas quebras de protocolo

Menos de duas horas depois de decolar de Roma, sobrevoando o deserto do Saara, o papa falou com a imprensa. De forma paciente, conversou com cada um, em uma das alas do avião. Mas foi com os brasileiros que ele não perdeu o humor, chegando a levantar uma bandeira do Brasil dada a ele por um dos repórteres. A outro jornalista, ele ainda brincou.

– Os argentinos dizem que eu sou argentino. E vocês, o que é que têm?

Antes que uma resposta fosse dada, ele emendou: “vocês tem a mim, também”. Sorridente e chegando a gargalhar com as piadas, o papa pediu desculpas por não dar entrevistas.

– Eu não sei fazer isso – justificou.

Mas fez questão de receber cada um dos jornalistas no voo da Alitalia. Uma repórter do México lembrou que ele havia deixado o conforto da primeira classe para se reunir com “os leões”, em referência aos jornalistas. O papa assumiu a brincadeira.

– Vocês não são os santos aos quais sou devoto. Mas esses leões não são tão ferozes – disse o argentino.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre quem ganharia a Copa do Mundo de 2014, apenas olhou para o céu com o ar de suspense e deixando o resultado “nas mãos de Deus”. O voo que leva o papa saiu de Roma às 11h51min, horário local, e chegará às 16h no horário de Brasília. Há 105 pessoas a bordo.