Você sabia que é possível fazer uma visita a um parente ou amigo preso em uma das quatro penitenciárias federais do Brasil sem precisar ir até lá?

Continua depois da publicidade

Na coluna de hoje vamos explicar como fazer isso, por meio do projeto Visita Virtual. Desde 2010, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) mantêm uma parceria para organizar conversas à distância com internos das penitenciárias de:

– Catanduvas, no Paraná;

– Campo Grande, no Mato Grosso do Sul;

Continua depois da publicidade

– Mossoró, no Rio Grande do Norte; e

– Porto Velho, em Rondônia.

O objetivo é garantir os direitos e manter os laços afetivos do preso, ajudando na sua integração social.

Na telinha

A visita funciona por meio de videoconferência, com monitores e câmeras instalados na DPU e na penitenciária. Presos e visitantes se veem e podem conversar. A rede utilizada para conectar os equipamentos é segura e garante a proteção na transmissão de dados. Até cinco pessoas podem participar de cada encontro, que ocorre às sextas-feiras, sempre com agendamento prévio, e dura meia hora.

É autorizada a presença de marido, mulher, companheiro (a) de união estável comprovada, parentes e amigos. Todos serão identificados antes de entrar na sala e devem estar com um documento com foto.

Continua depois da publicidade

Como participar

A DPU ajuda quem quiser fazer uma visita virtual a um parente ou amigo. A unidade de Florianópolis fica na Rua Frei Evaristo, 142, Centro. É importante apresentar uma cópia autenticada do RG ou documento equivalente, do CPF, cópia simples do comprovante de residência e duas fotos 3×4 iguais e recentes.

Na DPU, será preciso preencher um cadastro com seus dados e os do preso. Todo o material é encaminhado ao diretor da penitenciária. A marcação da visita é feita em contato com a unidade onde está o preso. Ligue para o telefone da DPU, (48) 3221-9400, para mais informações.

Até a próxima coluna!

Leia todas as colunas sobre seus direitos

Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis