Olá, amigo e amiga da Hora de SC!

Muitas pessoas estão enfrentando problemas devido à greve dos médicos peritos do INSS, que dura várias semanas. Você sabe o que fazer se precisar dos serviços até o fim da paralisação? Fique ligado nas orientações da Defensoria Pública da União (DPU).

Continua depois da publicidade

Agendamento

Em Santa Catarina, vale a decisão da Justiça para que o INSS marque a perícia em até 45 dias. Faça o seguinte: ligue para 135 e agende a perícia, que deverá ocorrer em até 45 dias.

Continua depois da publicidade

Para o exame leve:

– nome, CPF e comprovante de residência do paciente, Número de Identificação do Trabalhador (NIT), documentos médicos com data do laudo, início e duração do afastamento, CID da doença e assinatura do médico, com número de registro no CRM.

Empregados devem levar Carteira de Trabalho e declaração com o último dia de serviço.

Caso você não seja atendido em até 45 dias, o benefício deverá ser pago pelo INSS. Para a prorrogação do benefício, agende a perícia 15 dias antes do término e compareça à agência no horário marcado. Se não houver atendimento, o benefício deve ser mantido. Não precisa agendar perícia para terminar o afastamento quando tiver condições de voltar ao serviço. Basta apresentar o atestado de seu médico pessoal ao empregador.

Não deu certo?

Você pode buscar ajuda de um advogado ou da DPU, se não puder contratar um profissional particular. A sede de Florianópolis fica na Rua Frei Evaristo, 142, Centro. Agende o atendimento no (48) 3221-9400.

Continua depois da publicidade

Atenção: de 20 de dezembro a 6 de janeiro não haverá expediente na DPU!

Até a próxima!

Leia todas as colunas sobre seus direitos

Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis