Olá! Na coluna de hoje, a Defensoria Pública da União (DPU) explicará o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também chamado de Loas. Muito desconhecido da população, esse benefício foi criado com o objetivo de oferecer condições para uma vida digna àqueles que já são idosos ou incapazes de trabalhar.
Continua depois da publicidade
Leia todas as colunas sobre seus direitos
Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis
Quem recebe
Continua depois da publicidade
Têm direito ao BPC os idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que não podem realizar qualquer atividade para garantir seu sustento. Atenção: é preciso comprovar que está em situação de miséria. A comprovação é feita por meio da renda familiar per capita, que deve ser de até 1/4 do salário mínimo. Ou seja, juntando o que todo mundo da casa ganha e dividindo pelo número de pessoas que vivem nela, o valor não pode ultrapassar R$ 220. Caso a renda seja maior, são avaliados gastos extraordinários, como despesas com medicamentos, e outras situações excepcionais.
Mais detalhes
Por regra, se um idoso ou pessoa com deficiência recebe outro benefício ou tem renda de até um salário mínimo, essa quantia poderá não ser considerada no cálculo do pedido do BPC. A mesma coisa vale para um segundo pedido de BPC na família. Por exemplo: o marido ou a mulher de alguém que recebe o Loas poderá também pedir o benefício, desde que se encaixe nos requisitos já comentados aqui. O Loas não tem “13º salário”, nem se transforma em pensão por morte para quem mora com o idoso ou a pessoa com deficiência. E o pagamento é interrompido se as condições para recebê-lo forem superadas —caso a situação financeira da família melhore, por exemplo.
Precisa de ajuda?
O benefício deve ser solicitado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais próximo. Informe-se pelo telefone 135. Caso precise de ajuda, entre em contato com a DPU em Florianópolis pelo telefone (48) 3221-9400. Nesta semana, a DPU só fechará no feriado (15). Entre quarta (16) e sexta (18), uma equipe também atenderá na Câmara Municipal de Anitápolis em um projeto itinerante da instituição. Até mais!
Continua depois da publicidade