Olá, amigo e amiga da Hora de SC! Hoje vamos falar sobre a tão comentada revisão de benefícios previdenciários que está sendo promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde o ano passado. O governo federal estima que cerca de 100 mil benefícios, entre auxílios-doença e aposentadorias por invalidez, serão revisados apenas em Santa Catarina em 2017.

Continua depois da publicidade

O processo está sendo retomado neste início de ano após a edição de uma nova Medida Provisória. O objetivo é verificar se alguns cidadãos que já teriam possibilidade de voltar a trabalhar ainda estão recebendo os benefícios. O governo pretende economizar suspendendo os pagamentos que estão irregulares.

COMO FUNCIONA

A revisão dos benefícios previdenciários é feita por meio de perícias médicas marcadas pelo INSS. Os convocados receberão uma carta sobre o agendamento do exame. Por isso, é muito importante que você mantenha seu endereço atualizado no cadastro da instituição. Isso também evita que o pagamento seja suspenso.

Continua depois da publicidade

No dia marcado, leve seus documentos pessoais e todos aqueles que envolvem sua saúde e podem comprovar que você não tem condições de retornar ao trabalho: laudos, atestados médicos, receitas, exames etc. Se você não comparecer à perícia, o benefício será suspenso.

PRECISA DE AJUDA?

Caso você esteja incapaz de voltar ao serviço e tenha problemas para obter ou manter um benefício previdenciário, pode buscar auxílio na Defensoria Pública da União (DPU). A instituição presta assistência jurídica gratuita a quem não tem condições de pagar por um advogado particular. A atuação também se estende aos demais tipos de aposentadorias, à pensão por morte, ao auxílio-reclusão, ao seguro-desemprego, entre outros benefícios.

A unidade de Florianópolis fica na Rua Frei Evaristo, 142, no Centro, e atende moradores de 15 municípios da região. O atendimento para novos casos funciona com hora marcada. Ligue no telefone (48) 3221-9400 e agende um horário. Até a próxima coluna!

Continua depois da publicidade

Leia mais colunas do Você tem Direito na Hora de Santa Catarina

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face