Olá! O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) completa 20 anos em 2018. Mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para as provas, aplicadas em 4 e 11 de novembro. O exame pode ser a porta de entrada para universidades públicas, por meio do Sisu. Também ajuda no ingresso a universidades privadas, a partir do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Continua depois da publicidade

Atenção

Antes de tudo, leia atentamente o edital! No dia das provas, não se atrase e leve um documento original com foto. Os documentos válidos são especificados no item 13.2, que não inclui, por exemplo, certidão de nascimento ou casamento. Identidades para estrangeiros expedidas pelo Ministério da Justiça possuem validade.

As respostas e a redação devem ser passadas para o gabarito sem rasuras com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É preciso marcar a cor do Caderno de Questões no respectivo Cartão-Resposta, que não será substituído caso o participante erre algum procedimento. Quem perturbar o local de prova ou se comunicar com outra pessoa além do fiscal será eliminado.

Continua depois da publicidade

Dica

Evite levar objetos desnecessários. Antes de ingressar na sala de provas, é preciso guardar celular e equipamentos eletrônicos em um envelope lacrado fornecido pelo aplicador. Também não é permitido portar lápis, borrachas, livros, manuais, nem utilizar óculos escuros ou artigos de chapelaria. Vestes religiosas, como burca e quipá, são permitidas desde que possam ser revistadas.

Atendimento

É assegurado atendimento especializado para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, baixa visão, déficit de atenção, autismo ou dislexia. Também há atendimento específico para gestantes, lactantes, idosos, estudantes internados em hospitais ou cidadãos em outras condições específicas. Para ter acesso aos serviços descritos, a pessoa deve ter assinalado essas opções no ato da inscrição, mediante documento comprovatório. Participantes que requisitaram também possuem direito a serem tratados pelo nome social. Se você tiver problemas relacionados ao Enem, ao Sisu, ao Fies ou ao ProUni e não puder pagar por um advogado, procure a unidade da DPU mais próxima. Sucesso na prova! Até mais!

Leia mais colunas do Você tem Direito

Confira mais notícias da Grande Florianópolis