Olá, amiga e amigo da Hora! As inscrições para a edição 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirão nas próximas semanas. Serão ofertadas 310 mil vagas, de acordo com o Ministério da Educação. O programa que concede empréstimos para estudantes cursarem uma faculdade particular passou por reformulações a partir deste ano. Fique atento às novas regras:
Continua depois da publicidade
Pagamento
É sempre importante lembrar que o Fies é um empréstimo. Ou seja, depois que terminar o curso superior privado, o estudante terá de pagar o que recebeu _ com juros, na maioria dos casos. O pagamento começa no mês seguinte à formatura, se houver renda, com possibilidade de desconto no salário. O prazo máximo para quitação será de 14 anos.
Modalidades
Continua depois da publicidade
O Fies foi dividido em três tipos de contrato, que terão juros e público-alvo diferentes. A primeira categoria é reservada aos estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos e não terá cobrança de juros. Esta modalidade conta com 100 mil vagas. A segunda categoria, com 150 mil vagas, é voltada a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos per capita das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A taxa de juros estará entre 2,5% a 3%. A mesma faixa de renda vale para a terceira categoria, que abrange alunos de todo o país. Nesta modalidade, serão 60 mil vagas.
Quem pode participar
Para tentar um financiamento pelo Fies, o estudante deve ter tirado pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem zerar na redação. Esteja atento ao site do Fies para inscrições: fiesselecao.mec.gov.br.
Precisa de ajuda?
A Defensoria Pública da União (DPU) está à disposição para auxiliar em vários problemas que podem ocorrer no Fies. Os casos mais comuns envolvem cláusulas abusivas nos contratos e instabilidade de sistema no momento da inscrição e da renovação do financiamento. Se você precisar de ajuda, procure a unidade de Florianópolis na Rua Frei Evaristo, 142, Centro, ou ligue para (48) 3221-9400, das 10h às 16h. O atendimento para novos casos funciona com hora marcada.
Continua depois da publicidade
Até mais!