Olá! Hoje vamos voltar ao assunto de várias perguntas que chegam no e-mail da Defensoria Pública da União (DPU) e no setor de Atendimento da unidade de Florianópolis. O papo é sobre a revisão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Alguns escritórios de advocacia até enviam cartas incentivando as pessoas a entrarem com ações para que o saldo seja revisado. Será que tem novidade neste tema?

Continua depois da publicidade

O que é FGTS?

O FGTS é uma segurança financeira para o trabalhador. O depósito corresponde a 8% do salário e é feito pelo empregador em uma conta do empregado na Caixa Econômica Federal. O saque só pode ser realizado em algumas situações, como demissão sem justa causa, aquisição da casa própria, amortização de dívida ou pagamento de prestações de financiamento habitacional, morte do trabalhador e no caso de algumas doenças do titular ou do dependente, como câncer e Aids/HIV.

Todos os anos, a Caixa corrige o valor do FGTS por meio da Taxa Referencial (TR). Ações na Justiça contestam esse método, demonstrando que não é o suficiente para cobrir as perdas com a inflação entre 1999 e 2013. E já houve decisões favoráveis à correção dos depósitos pela inflação, aumentando o saldo do FGTS.

Continua depois da publicidade

Por isso, no início de 2014 a DPU entrou na Justiça com uma ação civil pública pedindo a revisão automática, que deverá valer para todos os trabalhadores que tiveram aplicações no FGTS naquele período.

Leia todas as colunas sobre seus direitos

Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face

Situação atual

Vários processos sobre o tema chegaram aos tribunais superiores. Para que as decisões sejam iguais no país, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, há mais de um ano, que todas as ações fossem suspensas temporariamente, incluindo a ação civil pública. A DPU em Santa Catarina não tem entrado com ações individuais, pois aguarda o posicionamento dos tribunais superiores e o julgamento da ação coletiva.

A partir do resultado a DPU estudará as melhores medidas para a solução do caso.Se você tiver dúvidas, procure a DPU em Florianópolis. A sede fica na Rua Frei Evaristo, 142, Centro.

Continua depois da publicidade

Marque um atendimento pelo telefone 3221-9400. Até!