A proteína tem um papel importante na nossa dieta e a orientação é consumir diariamente. Mas mais do que incluir a quantidade indicada no prato em todas as refeições, a nutricionista Sendy Speck destaca que é importante você ter conhecimento sobre a quantidade proteica da sua dieta.
Continua depois da publicidade
— Sabemos que a proteína é responsável pelo fortalecimento da imunidade, auxilia no transporte de oxigênio celular, é catalizadora de reações químicas (enzimas), atua na contração muscular e na formação de hormônios. Entretanto, proteína demais pode ser inadequada e até mesmo ser responsável pelo o ganho de percentual de gordura corporal, além de sobrecarga renal, sobrecarga hepática e retenção hídrica — destaca a especialista.
Segundo a nutricionista, a recomendação de proteínas varia por kg de peso corporal, dependendo do objetivo, do tipo, intensidade e outras variáveis do gasto metabólico do indivíduo. Mas é importante destacar que a ingestão de carnes facilita esse requerimento.
Para facilitar esse entendimento, a nutricionista montou uma tabela proteica, indicando a quantidade de proteína em cada corte de carne. Vale observar que cortes de carne suína, como o lombo suíno, são importantes fontes de proteína.
Tabela proteica: veja a quantidade de proteína presente em cada corte de carne

O Sabor Catarina é um portal de conteúdo sobre gastronomia, alimentação saudável e traz detalhes do Agro que alimenta o nosso Estado. Acompanhe o canal aqui.
Continua depois da publicidade
Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content