Tradição até mesmo para quem não é religioso, a Semana Santa, é tempo de comer peixe. As peixarias e restaurantes de frutos do mar estão com bastante movimento, e a oferta é grande.

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Entre as espécies mais procuradas nos estabelecimentos instalados no Terminal Cidade de Florianópolis estão os peixes da época, como o linguado, a garoupa e o robalo. Com preços mais populares, a sardinha também caiu no gosto popular.

O comerciante Arante Filho, do Bar do Arante, no Pântano do Sul, diz que os clientes costumam pedir também pelo bacaulhau na Sexta-Feira Santa, porém, neste período, o peixe não é fresco, ele vem congelado da Noruega.

– Os clientes gostam muito do filé de linguado com molho de camarão, a pescada também tem bastante saída. Um peixe que os pescadores pegaram bastante e há anos que não aparecia aqui é o olho de boi, é bem saboroso e barato – disse.

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Atenção aos preços

Como é semana de peixe no cardápio, a procura aumenta e os preços acabam subindo no mesmo ritmo. Conforme pesquisa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Departamento de Defesa do Consumidor (Procon/SC), nas redes de supermercados, o filé de salmão, por exemplo, apresentou uma variação de preço entre R$ 23,98 e R$ 34,90, uma diferença de 57,54%, como a Hora já mostrou na semana passada. No Mercado de Florianópolis, a anchova registrou uma variação entre R$ 15 e R$ 17. Todos os produtos com uma diferença menor que 50%.

Horário especial

As peixarias no Centro de Florianópolis funcionarão normalmente na quinta-feira e no sábado. Na sexta-feira, o horário será reduzido das 7h às 13h.

Como escolher?

:: Não tenha vergonha

Você pode e deve tocar o peixe para identificar se está fresco. Algumas características são visuais, mas outras você só percebe com o tato.

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:: Olhos

Quando o peixe fica muito tempo no gelo ele fica com os olhos achatados e sem brilho. Também não pode ter pontos brancos

:: Corpo

O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela.

:: Guelras

Quando comprado fresco, o peixe deve apresentar guelras brilhantes e com a cor vermelha, clara e sem marcas cinzentas. A carne tem de estar consistente.

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:: Pele

Tem que estar brilhante e úmida ao tato. A cor varia de acordo com as espécies.

:: Escamas

Devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo, como se o peixe ainda estivesse vivo. Passe a mão no peixe e verifique se as escamas estão se soltando facilmente. Caso estejam, evite.

:: Espinhas

Ao abrir o peixe, observe o espinhaço. Se as espinhas estiverem se soltando, é porque o peixe está passado.

:: Odor

O cheiro não deve ser forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de que já passou da validade.

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PEIXES SECOS

> Seco (bacalhau, por exemplo)

> Verifique com as mãos se está realmente seco, com a carne clara e firme.

> O cheiro também deve estar agradável, “suportável” sem um odor de azedo.

> Não deve ter manchas avermelhadas na carne, causadas por um fungo, o “vermelhão”.

> Bordas não devem estar descoloridas ou escurecidas.

Espécie da Época

Garoupa

Chamado por muitos de “picanha do mar”, a garoupa é um peixe nobre, com aparência amarronzada, e sua carne é rosada. Para o seu preparo, o comerciante Arante Filho, do Bar do Arante, sugere uma tradicional Moqueca de Garoupa, com leite de coco e azeite de dendê. Preço médio: R$ 28 (inteira) R$ 45 (em posta)

Robalo

Peixe de carne branca, bem consistente. A indicação é que ele seja assado inteiro, no forno, com bastante azeite de oliva ou na brasa. Preço médio: R$ 35

Linguado

O linguado tem a carne bem branca, macia, com uma textura mole, parecendo uma manteiga. O peixe pode ser frito em filés, posta à milanesa ou na chapa. Preço médio: R$ 26,50

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Sardinha

Peixes pequenos, prateados e escamosos. Além de altamente nutritivas, por ser uma rica fonte de Ômega 3, a sardinha fita é deliciosa. Preço médio: R$ 3,50.

Fontes: Arante Filho, pescador, dono do Bar do Arante e tradicional restaurante do Pântano do Sul, na Capital; Samanta Schein, nutricionista em Florianópolis e Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição