Com o crescimento populacional, são inúmeros os desafios enfrentados quando se pensa em infraestrutura e como isso impacta o bem-estar social. Pensando nisso é que o Summit Cidades, maior encontro de cidades do Brasil, trouxe na edição de 2024 debates sobre o desenvolvimento urbano e outras frentes impactadas por esse processo.
Continua depois da publicidade
Inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações, estiveram entre os temas centrais da programação. Essa edição bateu recorde de público, com mais de nove mil participantes ao longo dos três dias.
— O evento se consolidou como um dos principais encontros sobre desenvolvimento urbano no Brasil, proporcionando uma programação intensa de que envolveu autoridades, profissionais da comunicação política, empreendedores e especialistas de diversas áreas — diz o superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e CEO do Summit Cidades, Marcelino Ito.
A missionária Monja Coen atraiu a atenção no Palco NSC, abordando a importância do afeto e da empatia nas relações de trabalho. Também estiveram presentes o navegador Amyr Klink e o apresentador Serginho Groisman, que compartilhou sua trajetória e visão sobre a Comunicação. Ele interagiu diretamente com o público, que pôde participar ativamente do painel.
Realizado pela Fepese, em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), Consórcio Interfederativo (Cincatarina) e com a correalização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), mais de 70 empresas e instituições, entre realizadores, parceiros estratégicos e patrocinadores, participaram da construção do evento, que é considerado o maior encontro de cidades do Brasil.
Continua depois da publicidade
Avaliação e impacto
Um ambiente de inteligência avaliou as expectativas do público, que revelou um alto índice de satisfação: 92,53% no primeiro dia, 90,9% no segundo e 90,55% no terceiro consideraram as palestras relevantes. O megaevento também proporcionou capacitação, networking e prospecção, com 512 palestrantes e 13 experiências simultâneas.

Sobre os patrocinadores, as avaliações foram ainda mais positivas, com satisfação superior a 95%, e grande prospecção de novos negócios.
Políticas públicas e empreendedorismo
O Summit Cidades contou com palestras do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, que destacou a importância das pequenas empresas na economia brasileira, do ministro das Cidades, Jader Filho, que apresentou programas de renda básica e políticas habitacionais, enfatizando projetos importantes para a infraestrutura de Santa Catarina, e do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que enfatizou a ética e o engajamento acadêmico.
Sobre a economia catarinense, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, e o diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, debateram o potencial de Santa Catarina como um Estado de oportunidades.
Continua depois da publicidade
Comunicação e licitações em pauta
O 2º Congresso de Comunicação Política (Compol) Brasil foi realizado no Summit Cidades. Considerado o maior encontro de marketing político do país, promoveu debates sobre diversos aspectos da produção de conteúdo, com palestrantes ligados à política e gestão pública, além de especialistas da comunicação, tanto do jornalismo como do marketing.
No Summit Cidades também foi realizado o LicitaCIN, Congresso de Licitações do Cincatarina, que contou com agentes públicos e representantes de órgãos de controle.