É gratificante observar a vocação de Santa Catarina
de realizar grandes eventos que movimentam
a economia e oferecem opções de diversão,
conhecimento e melhor qualificação para
todos os gostos e bolsos.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina já se consolidou como destino certo dos turistas do Brasil e do mundo pelas belas praias e por ser uma das regiões mais frias do Brasil. Agora é destaque também na produção de grandes eventos, como as festas de Outubro, que abriram os portões para o entretenimento e os negócios nesta semana.
É o caso da Oktoberfest de Blumenau, que além de ser a segunda maior festa da cerveja do mundo _ fica atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha _ e referência em diversão, é exemplo de superação para os catarinenses. A festa nasceu em 1984 após a cidade do Vale do Itajaí sofrer uma grande enchente. Além de recuperar a economia da cidade, ajudou a melhorar a autoestima dos moradores. Este ano, o evento comemora a 30a edição e pretende receber 550 mil visitantes nos 18 dias de festa. Sucesso em todo o Brasil, a Oktober é considerada exemplo de organização _ mesmo com a enorme quantidade de público, infraestrutura, segurança, alegria e qualidade no bem receber.
Assim como essa festa, outras comemorações realizadas aqui no Estado merecem total reconhecimento pela qualidade e sucesso de público e de crítica, assim como a Festa do Pinhão, que aconteceu em maio, em Lages.
Também nos próximos dias, grandes e pequenas cidades catarinenses iniciam as suas festas de Outubro _ serão pelo menos outras 12 até o fim do mês (Oktoberfest de Itapiranga; Tirolerfest, em Treze Tílias; Oberlandfest, em Rio Negrinho; Schützenfest, em Jaraguá do Sul; Festa do Imigrante, em Timbó; Kegelfest, de Rio do Sul; Fenarreco, de Brusque; Festival de Camarão, em Porto Belo; Fenaostra, em Florianópolis; Festa do Produtor Colonial, em São Martinho; e Heimatfest, em Forquilhinha).
Continua depois da publicidade
Mas não é só no ramo do entretenimento que o Estado se distingue dos demais em turismo de eventos, que engloba congressos, feiras, exposições e negócios. A mais nova comemoração a entrar no calendário de outubro é a maior feira multissetorial do Sul do país, a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi) de Chapecó, que começou ontem à noite para promover marcas, produtos e serviços e movimentar mais de R$ 13,5 milhões em negócios. A exposição está na 19a edição, reúne 650 expositores e apresenta shows regionais e nacionais até o dia 13, com estimativa de público de 500 mil pessoas.
Das tradicionais festas de Outubro às feiras de supermercados, noivas, gastronomia, imóveis, móveis, construção civil, metalmecânica e gestão, entre inúmeras outras, é gratificante observar a vocação de Santa Catarina de realizar grandes eventos que movimentam a economia e oferecem opções de diversão, conhecimento e melhor qualificação para todos os gostos e bolsos.
Essa plena capacidade tem de ser valorizada e incentivada a cada dia pelos moradores, pelo poder público e pelas empresas que pretendem investir mais e mais no segmento de eventos. Santa Catarina tem os melhores índices de qualidade de vida, as menores taxas de analfabetismo e de desemprego do país _ segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada na semana passada _, mas precisa e merece investimentos e novos espaços para crescer ainda mais.