Nasci em Criciúma e, aos cinco anos, fui para Curitiba e depois à Alemanha estudar no seminário católico. Ordenei-me padre no dia 21 de julho de 67 e logo retornei ao Brasil para atuar em Capivari de Baixo. Há 46 anos no município, presenciei diversos fatos históricos. A cidade era uma área agrícola, mas se tornou industrial quando vieram dezenas de pessoas de diferentes regiões para trabalhar na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o que começou a influenciar decisivamente no desenvolvimento urbano, social, econômico e cultural daqui.
Continua depois da publicidade
A Gruta Nossa Senhora da Saúde foi construída pelos trabalhadores da CSN e hoje é um lindo ponto turístico. A tradicional festa em honra a São João Batista e Sagrado Coração de Jesus é considerada a maior festa religiosa em nosso município. Neste dia é feriado municipal em Capivari de Baixo. A comemoração tradicional da igreja acontece todos os anos no mês de junho, com shows religiosos e muitos quitutes, que fazem parte do evento.
Apesar de não ter nascido no município, sinto-me como filho desta terra, pois aqui criei grandes amizades e acompanhei o crescimento dessa cidade. Tenho orgulho de fazer parte do povo de Capivari de Baixo.
Fala do prefeito
Capivari se transformou economicamente e socialmente com a instalação de empresas – Moacir Rabelo da Silva
Continua depois da publicidade
Saiba mais
População: 22.145 habitantes
Localização: na região Sul, 9 km de Tubarão
Área: 53.16 quilômetros quadrados
Emancipação: 30/03/1992
Características: colonização italiana. Principal atividade econômica da cidade é geração de energia elétrica a partir do carvão
Atrativos: turismo rural e religioso
Particularidades: o município sedia o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, a maior usina a carvão da América Latina e principal fonte econômica da região