Pequena cidade de imigração alemã que se ergueu do trabalho árduo de pessoas simples e de grande esperança.
Continua depois da publicidade
São Ludgero está localizado no vale do rio Braço do Norte, cercada por montanhas de verdes matas e situada entre a serra catarinense e o mar, ambos de grandes belezas naturais. Formada por colonos que lutaram pela sobrevivência baseado na agricultura e guiados pela forte fé católica, assim se formando muitos bispos, padres e grandes personalidades intelectuais no cenário catarinense. Imigrantes que invadiram e travaram grandes disputas com nativos por territórios recém explorados.
Sempre ouvi meu pai contar histórias dos antigos moradores e do progresso da cidade. Desde a lamparina à luz elétrica, da charrete ao automóvel, do carro de boi ao trator e também desde a principal atividade econômica que era o comércio da banha de porco até às indústrias plásticas que hoje movimentam a maior parte da economia da cidade. Atualmente as histórias são conhecidas por todos do Museu Uberto Bruning Schlickmann, que guarda grande parte da história da cidade através dos objetos e documentos históricos.
Nasci e sempre morei neste município. Sinto-me feliz por viver e fazer parte deste povo e desta linda história. Também fico contente ao saber que meus antepassados lutaram e sofreram para que hoje São Ludgero seja esta cidade de grande orgulho para mim e para muitas pessoas. São mais de 140 anos de história.
Fala do prefeito
Continua depois da publicidade
– É uma cidade bonita, boa, mas tem muita coisa para melhorar – Volnei Weber
Saiba mais
População: 11.357 habitantes
Localização: Sul, a 51 km de Criciúma
Área: 107,57 quilômetros quadrados
Emancipação: 12/6/1962
Características: colonizado por alemães, cidade tem base econômica no fumo, no feijão, no milho, nas frutas e nos legumes, além da produção agrícola e de gado leiteiro
Atrações: feiras de produtos coloniais e turismo rural
Particularidades: município tem forte religiosidade e recebeu o título de celeiro de sacerdotes
Curiosidades: nome da cidade surgiu em função de dois padres devotos de São Ludgero que trouxeram sua imagem para a região