Com a chancela do Ministério Público, que compareceu à eleição, Vladimir Constante foi eleito o novo presidente do Conselho da Cidade. Vladimir, que também preside o Ippuj, fez 36 votos e deixou para trás outros três concorrentes. O segundo candidato mais votado foi Nathanael Rocha, representante da OAB de Joinville, que teve três votos, seguido de Mário Mancini, do Colégio Santos Anjos, que fez oito votos, e de Franklin Urresta Orbes, do Instituto de Arquitetos de Joinville, que teve cinco votos.

Continua depois da publicidade

Com a definição do presidente, mais um passo foi dado para a retomada da discussão dos projetos que envolvem o planejamento urbano de Joinville.

Com atraso de quase uma hora para seu início, a reunião contou com questionamentos sobre o fato de se escolher o presidente do Conselho antes da definição sobre seu regimento interno. Uma segunda votação acertou os detalhes

sobre o formato da eleição, feita através do voto secreto e determinando que o vencedor precisaria de ampla maioria para se eleger – neste caso, 26 votos mais um.

Continua depois da publicidade

Cada um dos candidatos teve a palavra para pedir o voto dos 52 integrantes com direito a voto, além de 15 minutos adicionais para buscar novos aliados. Mas, com a presença maçiça do secretariado do governo Udo Döhler, Vladimir conseguiu a maioria.

– É um processo demorado, arrastado, mas que não dá margens para questionamentos. Fizemos tudo da forma mais transparente possível. Agora, é dar prosseguimento para colocarmos logo em discussão os assuntos de interesse da cidade -, disse o arquiteto.

Na próxima semana, serão convocadas reuniões para discutir o regimento interno. Estima-se que será necessário mais de um encontro para debater o regimento. Após esta etapa, a Prefeitura de Joinville irá enviar a Lei de Ordenamento Territorial (LOT) para a análise do Conselho. Além da LOT, o Conselho também terá outros 16 projetos de mudanças de zoneamento propostos pelos parlamentares e que estão parados no Legislativo.

Continua depois da publicidade