Moradores da Servidão das Caliandras, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, estão sofrendo com o desleixo de vizinhos das ruas próximas. Acontece que frequentemente esses vizinhos despejam móveis estragados e entulhos na calçada, além do lixo de cozinha, mas eles acabam se acumulando pois não há recolhimento semanal de lixo pesado nos bairros.
Continua depois da publicidade
A leitora Ana Carolina Brigo afirma que o problema é recorrente e que, para piorar ainda mais a situação, aqueles que jogam o lixo na calçada ainda ateiam fogo, o que frequentemente causa a queda de energia e das linhas telefônicas.
— Alguns moradores de outras ruas estão jogando lixo em uma esquina da Servidão das Caliandras. Quando se acumula, colocam fogo, mas isso acaba atingindo a rede de luz e telefone, deixando algumas casas sem os mesmos.
Vale lembrar que o descarte irregular de lixo é crime ambiental, previsto na lei federal 9.605/1998. Para se ter uma ideia, somente em 2016 a Comcap realizou mais de 700 notificações — uma média de quase duas por dia.
Continua depois da publicidade
A Comcap tem um aterro de inertes capacitado para receber entulhos de obras, por exemplo, mas a população precisa levar esses rejeitos para um dos quatro Ecopontos instalados na cidade — Itacorubi, Capoeiras, Monte Cristo e Morro das Pedras. A entrega é gratuita e cada cidadão pode levar até um metro cúbico (cerca de uma tonelada) para o ponto de descarte autorizado.
Leia mais
Acesse o NSC e fique por dentro do que acontece em SC
Como fazer o descarte correto?
Para o descarte do lixo domiciliar, não há segredo. Basta ficar atento à agenda de coleta da Comcap, embalar o lixo direitinho em sacolas plásticas e colocá-los nos contentores disponíveis nas ruas e condomínios.
Quanto aos recicláveis, o ideal é que sejam separados por grupo — papéis, metais, vidros, plásticos, isopor, etc. A Comcap tem uma agenda de coleta de resíduos seletivos, mas é possível deixá-los diretamente em um dos quatro ecopontos disponíveis na cidade.
Continua depois da publicidade
O que entregar nos Ecopontos?
– Eletrônicos: televisão, monitor, teclado, mouse, celular, impressoras, etc.
– Entulho: resíduos de construção e demolição, como tijolos e telhas (até 1 m³ — volume de caixa d’água de mil litros)
– Madeira: até 1 m³ — volume de caixa d’água de mil litros
– Pilhas e baterias: até 10 unidades
– Óleo de cozinha: até cinco litros
– Pneus: até quatro unidades
– Podas de árvores: até 1 m³ — volume de caixa d’água de mil litros
– Recicláveis: plástico, papel, isopor, metais, arame, vidros, etc. (até 500 litros — cinco sacos grandes)
– Volumosos: móveis, sofás, colchões, etc. (até quatro volumes)
Endereços dos ecopontos
– Itacorubi: Rod. Admar Gonzaga, 72 — de segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingo, das 7h às 12h
Continua depois da publicidade
– Capoeiras: R. Prof. Egídio Ferreira, s/n — todos os dias, das 7h às 19h
– Monte Cristo: R. Joaquim Nabuco, 3000 — todos os dias, das 7h às 19h
– Morro das Pedras: R. Francisco Vieira, 198 — segunda a sexta, das 7h às 16h.