Única operadora de telefonia móvel que escapou da suspensão das vendas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em julho, a Vivo Telefonica recebeu nesta quinta-feira uma notificação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

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Conforme nota divulgada pelo órgão, a empresa deverá prestar esclarecimentos, em até 10 dias, sobre o novo serviço que pretende comercializar dados sobre o comportamento de clientes da operadora. O plano da Vivo seria lançar esse sistema em novembro.

A proposta do serviço é possibilitar a coleta, utilização e comercialização de informações sobre a localização dos consumidores em determinados dias e horários. Grandes redes de comércio, por exemplo, poderão comprar dados que mostrem a que horas os clientes da Vivo mais circulam pela Avenida Paulista. O Brasil será um dos primeiros países a testar o aplicativo chamado de “Smart Steps”- Passos Inteligentes, em inglês – pela operadora.

O questionamento do DPDC é se os consumidores terão como escolher participar ou não da iniciativa. Além disso, o Ministério da Justiça também está preocupado com a segurança das informações dos usuários.

– A proteção da privacidade dos consumidores é um tema prioritário da Secretaria Nacional do Consumidor – afirmou o diretor do DPDC, Amaury Oliva.

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O serviço da empresa de capital espanhol chegou a ser chamado de “Pequeno Big Brother” por parte da imprensa especializada europeia. O lançamento do produto na Espanha deve ocorrer simultaneamente com a versão brasileira.