Em busca das melhores ondas, o surfista argentino Enrique Alfredo Litman, hoje com 65 anos, conheceu a Praia do Rosa na década de 1960. Apaixonado pelo local e pelas condições do mar, trocou Buenos Aires junto com a esposa e os quatro filhos para morar no isolado balneário há 22 anos. Construiu uma pousada e foi um dos pioneiros no turismo de observação de baleias na região. Hoje é presidente do Instituto Baleia Franca ( IBF) e tem na bagagem o título de cidadão imbitubense.

Continua depois da publicidade

Vista espetacular

No caminho até a praia do Vigia, em Garopaba, lugar de belas casas de veraneio, é possível ter uma ideia da beleza única do local. Ao alcançar a parte mais alta, podese ver Florianópolis, a Ilha dos Corais, praia da Gamboa, Guarda do Embaú e algumas piscinas naturais. – Aqui é uma paisagem sempre diferente e resume bem a região. Dá para ter toda a vista e ainda a serra do Tabuleiro à frente. De agosto a outubro aqui tem o melhor amanhecer, com um vermelho indescritível – diz. Sob um vento constante, o local também atrai aqueles que querem observar as baleias- francas, uma das áreas de atuação de Litman, defensor do potencial da região neste segmento turístico. Para ele, não há lugar no mundo onde se possa avistar os mamíferos tão de perto, sem necessidade de navegar tanto.

Conheça mais sobre São Joaquim sob o olha do fotógrafo Anselmo Nascimento

Matias Liz mostra as lendas e cultura de Lages

Continua depois da publicidade

Igreja Matriz São Joaquim

A história da Igreja Matriz São Joaquim está diretamente relacionada a de Garopaba. Localizada no centro histórico do município, foi construída em 1846, na época da fundação da Freguesia de Garopaba. Preserva ainda o estilo arquitetônico açoriano e como está sobre uma rocha, proporciona uma visão privilegiada do centrinho, das embarcações pesqueiras e do mar.

Confira a versão impressa do caderno Viver SC sobre a Serra e o Sul de SC

Larissa Bortolotto cresceu com a cidade de Nova Veneza

Litman destaca que em 1700 funcionava ali uma armação baleeira – uma base de pesca do mamífero. O óleo do cetáceo era usado como combustível e para fazer argamassa. – Antes tinha a caça às baleias, agora é o turismo. Foi a baleia- franca que fez SC ser reconhecida mundialmente – diz.

Acesse o mapa colaborativo do Viver SC

Viver SC: acesse a página especial

Trilha encantadora

A Praia do Rosa é cenário de belas paisagens, mas a condição perfeita para o surfe é o principal atrativo para visitantes e o motivo que levou Litman a trocar Buenos Aires pelas areias imbitubenses. Uma dica para quem quer ter uma vista de toda praia e ainda caminhar em meio à natureza é a trilha que liga o Rosa à praia Vermelha.

O caminho é bem sinalizado e de fácil acesso pelo canto norte da praia. Todo o percurso leva em torno de uma hora, e a cada pequena caminhada a paisagem surpreende. Há os que param em piscinas naturais no caminho e quem prefere explorar o balneário ao lado. Litman, junto com os filhos e netos, aproveita a trilha para surfar na praia vizinha, embora a preferida ainda seja a mesma de quase 50 anos, a praia do Rosa.

Continua depois da publicidade

Parceria inusitada em Laguna

O céu pintado por traços alaranjados, cor- de- rosa e vermelho sinalizam mais um entardecer em Laguna. Mas o que faz turistas estarem com os celulares prontos para fotografar são alguns pescadores que aguardam pacientemente na região do Canal da Barra, nos Molhes. Basta um pequeno aviso dos golfinhos para que eles lancem suas tarrafas em busca das tainhas.

A relação do homem e dos golfinhos é tão antiga que já virou amizade. Os animais são reconhecidos e até chamados pelos nomes. Há registros de que a pesca cooperativa, como é chamada a interação entre o boto- da- tainha e pescadores na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, exista há 150 anos na região. Para Litman, ” este trabalho comunitário é único no mundo”. Prova disso, é que ele já guiou até equipes de televisão internacionais interessadas no assunto. Além disso, naqueles dias que as baleias- francas não aparecem, os golfinhos são uma boa e divertida opção para garantir fotos aos turistas da região.