Sinto-me lisonjeada em falar sobre o lugar onde moro, pois aqui nasci, cresci, casei, tive meus filhos e trabalho. Iraceminha é uma cidade tranquila, bonita e acolhedora com a natureza, onde as pessoas se conhecem e colaboram umas com as outras, onde as crianças brincam livremente sem se preocuparem com os perigos da cidade grande.
Continua depois da publicidade
Cada comunidade do interior também promove a festa do padroeiro, de sua igreja, além destas temos a festa do frango, do porco, da melancia, e da uva e do vinho doce, esta última por sua vez, caracteriza o município estampado no portal de entrada. Tais festividades são decorrências de grande cultivo de parreiras, além de outros frutos, grãos, fumo, criação de aves, suíno e gado leiteiro.
Como a cidade é pequena, a economia gira em torno da agricultura, que vem se desenvolvendo ano após ano. Alguns estabelecimentos e pontos do município fazem parte da Rota do Campo Caminhos da Natureza, o que também destaca o lugar. Dentre eles estão a praça da cidade, a igreja matriz, cantina Ghisleri, propriedade modelo Alirio Jacomini, mirante da Anta, Camping Rio das Antas, Moinho biazoli, CooperAgir, Gruta
Caravagio, Trilha Ecológica, Orquidário, Plantas Medicinais, Alambique Restaurante Galpão do Gaúcho, Café Colonial e pousadas.
Diante disso volto a afirmar que me orgulho em falar de Iraceminha, das pessoas que aqui vivem ou sairão também em busca de conhecimento e trabalho, mas que voltam de vez em quando às suas raízes e são recebidos por um povo ordeiro e educado da melhor maneira possível.
Continua depois da publicidade
Para mim, a riqueza deste lugar são todos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e
idosos, que contribuem o melhor que podem para o bem-estar da população iraceminhense.
Frase do prefeito
– Aqui as pessoas investem em qualidade de vida – Bruno Roberto
Saiba mais
População: 4.202 habitantes
Localização: Oeste, a 98 km de Chapecó
Área: 164,38 quilômetros quadrados
Emancipação: 26/04/1989
Características: Colonizada por italianos. Com agropecuária voltada para a fruticultura, avicultura e bovinocultura
Atrativos: turismo ecológico e festas típicas
Curiosidades: A cidade foi batizada com o nome do mesmo rio que corta o município
Pontos turísticos: Cachoeira Rio Biguazinho, Igreja Matriz, Praça Municipal, Santuário Nossa Senhora do Caravágio