Um projeto turístico recebe nesta quarta o pontapé inicial para mostrar que Joinville tem outras atrações além da vocação industrial que faz a fama da cidade. Trata-se do Viva Turismo, uma iniciativa do Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Turística e a Univille.

Continua depois da publicidade

O evento de lançamento será às 10 horas, na praça de eventos do Shopping Mueller. A principal aposta do projeto são as atividades de capacitação que começam no próximo dia 28 de novembro e seguem até novembro do ano que vem.

Serão oficinas e mini-cursos voltados para quem lida diretamente com o turismo, como recepcionistas de hotel e promotores de eventos, mas toda a programação tem inscrições livres e gratuitas. O foco das atividades é preparar os joinvilenses para receber os visitantes, seja com dicas de atendimento ou informações sobre a história e a cultura da cidade.

– É um trabalho para conscientizar as pessoas e desenvolver o lado turístico da cidade. Todo mundo tem a ideia de que Joinville é só uma cidade industrial, mas queremos desmitificar esse pensamento e mostrar que Joinville tem apelo turístico e isto ainda precisa ser descoberto – diz a presidente do Bureau, Ana Luiza Moeller Wetzel.

Continua depois da publicidade

Como Porto Alegre e Curitiba vão receber jogos na Copa do Mundo de 2014, Ana Luiza acredita que Joinville estará na rota de quem acompanhar o evento. A expectativa do Bureau é de que a posição estratégica na BR-101 faça da rodovia uma porta de entrada dos turistas durante a Copa.

– Com certeza esperamos reflexos, queremos estar preparados para lidar com isso. Esperamos que o turista entre na cidade e fique, procure um dormitório e restaurantes, deixando dinheiro na região – aponta.

O Viva Turismo buscará o apoio de sindicatos e entidades representativas para garantir público nos eventos e mini-cursos. Além da Expoville, a programação terá atividades na CDL e em hotéis, conforme a expectativa de público. Os locais e as datas dos eventos a partir do próximo mês de dezembro em diante ainda serão definidos. A nomeação dos palestrantes está em negociação.

Continua depois da publicidade

INSCREVA-SE

As inscrições serão feitas por evento e são gratuitas. Os participantes vão receber uma declaração de participação emitida pela Univille. Quem comparecer a todos os módulos previstos receberá uma certificação.

O andamento do Viva Turismo vai coincidir com outras ações voltadas ao turismo de Joinville, reforça o diretor-presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira. As obras do Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros, e a reforma do mirante no Morro do Boa Vista são citados como exemplos da repaginação turística do Município.

Mas o sucesso das atrações, defende Sérgio Ferreira, depende também de uma estratégia de integração. Instituições como a Polícia Militar e a Guarda Municipal ainda a ser criada na cidade devem ser incluídas nos módulos de capacitação do projeto.

Continua depois da publicidade

– Queremos criar uma integração de bem atender da cidade como um todo, desde o taxista até o guarda – reforça.

O financiamento de 254 placas de sinalização turística para a área urbana de Joinville, diz o diretor-presidente, já está garantido pelo Governo Federal e depende apenas de procedimentos internos na Caixa. A expectativa é de que, se não houver imprevistos com a licitação, a implantação da sinalização começe em janeiro de 2014.

– Hoje as placas levam do nada a lugar nenhum. Foi feito um estudo com Ippujm Seinfra e Fundação Turística para que quem entre na cidade tenha trajetos bem definidos – aponta.

Continua depois da publicidade

Saiba mais

O evento de lançamento do Viva Turismo será nesta quarta, às 10 horas, na praça de eventos do Shopping Mueller. O público poderá conhecer o projeto e interagir participando do Turismo Lúdico, uma reprodução em tamanho gigante do jogo de ludo, onde os jogadores precisam responder perguntas sobre o turismo de Joinville. A atividade permanecerá no shopping até 6 de novembro.

EVENTOS E MINI-CURSOS

*A programação está sujeita a alteração. As datas e os locais ainda serão definidos.

28 de Novembro de 2013

Meeting Joinville

Personalidades do setor turístico no Brasil serão convidadas a abordar temas relevantes ao fortalecimento e desenvolvimento do setor.

Local: Expoville

Dezembro de 2013 *repete-se em novembro de 2014

Hóspede Feliz

Proporcionar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de pessoal na área de recepção e governança de hotel para qualificar ao atendimento aos hóspedes.

Continua depois da publicidade

Janeiro de 2014

Serviços e atendimento em Joinville

Instruir os comerciários de Joinville sobre a importância da qualidade no atendimento, além de orientá-los sobre as informações turísticas da cidade.

Fevereiro de 2014

Produção de eventos

Orientar futuros profissionais da área e público interessado, através de workshop, sobre como atuar na área de produção de eventos.

Março de 2014

História e cultura joinvilense

Sensibilizar os participantes sobre aspectos históricos de formação da cidade, além de como contextualizar a diversidade cultural de Joinville.

Continua depois da publicidade

Abril de 2014

Acolhimento ao turista (PM, Guarda Municipal) *repete-se em outubro

Promover a capacitação para orientar turistas e visitantes quanto às informações de pontos turísticos e serviços da cidade.

Maio de 2014

A Arte de Bem Receber

Capacitar profissionais e público interessado em relação às técnicas de boas maneiras, etiqueta profissional, assim como ao desenvolvimento de habilidades em oratória e postural profissional.

Junho de 2014

Joinville Turismo e Natureza

Abordagem sobre os aspectos naturais de Joinville e sua biodiversidade. Visita em áreas naturais como mananciais de água, manguezais, serra e parques.

Continua depois da publicidade

Julho de 2014

S.O.S Turista no Trânsito (frentistas, Guarda Municipal, monitores da Zona Azul)

Abordar a conduta no auxílio das pessoas que estão nas ruas solicitando dados sobre a cidade e orientações de trânsito.

Agosto de 2014

Gastronomia e cultura joinvilense

Atualizar os participantes quanto aos aspectos históricos e culturais da gastronomia de Joinville e região.

Setembro de 2014

Criatividade em eventos

Promover nos participantes o espírito criativo para o segmento de eventos, por meio da discussão teórica e elaboração prática de propostas de eventos criativos.

Continua depois da publicidade

Outubro de 2014

Acolhimento ao turista (PMs, Guarda Municipal)

Novembro de 2014

Hóspede Feliz