Jaraguá do Sul atrai pessoas em busca da tranquilidade das cidades do interior, mas que não querem abrir mão das facilidades do mundo moderno. Quem diz isso não sou eu, mas o escritor Marcelo Lamas. Ele faz parte de um exército de 295 leitores recrutados pelos jornais Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e O Sol Diário para apresentar uma radiografia completa sobre o Estado de Santa Catarina, o Viver SC, a ser publicado de hoje até a próxima sexta-feira. O trabalho desses leitores especiais era simples: mostrar as qualidades dos 295 municípios do Estado.

Continua depois da publicidade

São moradores que conhecem em detalhes os pontos fortes de cada região, desde o modo peculiar de agir do povo de um município, como bem pontuou o advogado Maurício Neves de Jesus: “Em Lages, a população sabe receber como poucos”. Os relatos passam também pela estrutura, como aponta o empresário Reinaldo José Wanderhec: “Itajaí orgulha seus moradores pela diversidade da gastronomia, proporcionada por um mar abundante de pescados”. Ou ainda a paisagem, o destaque da cidade de Paial na ótica da modelo Maria Regina Zuanazzi Munarini: “Não posso deixar de citar as belezas naturais, que tornam a cidade ainda mais bela”.

A série denominada Viver SC consiste em seis cadernos e uma seção do www.diario.com.br, que levam um texto de leitor sobre todos os municípios de cada região, fotos e informações básicas, como população, localização, área e outros dados. Há espaço até para poesia, como ousou o artista plástico João Otávio Neves Filho no caderno deste domingo: em Florianópolis, “podemos soltar a imaginação e transportamo-nos para as ilhas gregas, cujas belezas as da Ilha nada ficam a dever”.

Um pequeno batalhão de 20 pessoas dos quatro jornais, incluindo os correspondentes regionais, também se empenhou para tornar realidade as mais de 200 páginas que as marcas do Grupo RBS publicam no decorrer da semana, liderados pela subeditora Jaqueline Morais. “Quem nunca se empolgou em conhecer um lugar a partir de um relato daqueles e arrumar as malas imediatamente para seguir viagem”, pergunta ela na carta de apresentação do Viver SC.

Aposto que você vai sentir o mesmo. Boa leitura. E viva SC.

Continua depois da publicidade