Depois de fazer a primeira vitória em casa na Série A do Brasileiro e deixar a lanterna para a Chapecoense, o Avaí tem a possibilidade de sair do Z4 nesta rodada. É claro que não vai depender só de suas forças. Além de fazer a sua parte contra o Grêmio, quinta-feira, 20h, fora de casa, o Leão terá que secar CSA, Fluminense e Cruzeiro. Se tudo der certo, o time fecha a rodada na 16ª colocação.

Continua depois da publicidade

Com 16 pontos e ocupando a 19ª colocação, o Avaí faz as contas para tentar sair da situação complicada que está, mas com muita cautela. Para deixar a zona do rebaixamento, o time azurra precisa ficar de olho na rodada. Primeiro de tudo, o Leão precisa vencer o Grêmio, em Porto Alegre. Depois disso é torcer para que o CSA-AL perca seu jogo para o Palmeiras em São Paulo, que o Fluminense seja derrotado, em casa, para o Santos e que o Cruzeiro perca seu jogo para o Ceará, em Fortaleza. Se der esta combinação, o Avaí ficaria na 16ª posição com 19 pontos, mesma do CSA, que ficaria no Z4 por conta do saldo de gols que é pior do que o Leão da Ilha.

Mas também existe uma combinação que obriga o Avaí vencer o Grêmio por dois gols de diferença. Isso será necessário caso aconteça um empate no confronto entre Ceará e Cruzeiro. Se houver a igualdade neste jogo e se o Avaí fizer a vitória simples, o time mineiro fica fora do Z4 por conta dos gols marcados, por isso o ideal para o Leão é que a raposa seja derrotada.

Para o jogo contra o Grêmio, Alberto Valentim não terá o lateral-direito Léo e o zagueiro Ricardo, já que ambos cumprem suspensão pelo 3º amarelo. Com dores na panturrilha, o zagueiro Marquinhos Silva também será desfalque para o confronto. Por outro lado, o lateral-direito Iury, segue se recuperando de uma fratura na mão esquerda, mas nesta terça-feira treinou normalmente com bola e se não sentir dor, pode ser liberado para o jogo. O zagueiro Eduardo Kunde, recuperado de uma lesão no tornozelo, treinou com bola e pode ser a alternativa para atuar ao lado de Betão.

Continua depois da publicidade