O duelo entre a líder do Grupo A e a anfitriã da Eurocopa promete agitar a segunda rodada do torneio. A seleção russa vai defender a primeira posição contra os poloneses, nesta terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no estádio Nacional de Varsóvia.

Continua depois da publicidade

A Polônia, que empatou com a Grécia em 1 a 1 na primeira rodada, sabe que a derrota pode comprometer sua classificação. Já para a Rússia a vitória valerá a vaga antecipada nas quartas de final, independente do resultado do jogo entre gregos e tchecos.

Os donos da casa, mesmo sabendo da necessidade de buscar uma vitória, jogarão conscientes do perigo que os russos oferecem, principalmente nos contra-ataques, como mostrou contra a República Checa.

As mudanças na equipe de Franciszek Smuda começarão já pelo gol, após a suspensão de Sczeczsny. O goleiro foi expulso ao cometer um pênalti sobre o grego Salpingidis na estreia. Seu substituto será Tyton, alçado ao posto de herói nacional depois de defender a cobrança de Karagounis.

A maior esperança da equipe segue sendo o atacante Lewandowski, autor do gol polonês na estreia. Além disso, seus companheiros de Borussia Dortmund, Piszczek e Blaszczykowski, aparecem como os principais coadjuvantes do artilheiro.

Continua depois da publicidade

No entanto a Polônia sabe que será importante neutralizar as principais armas ofensivas russas, quase sempre comandadas por Arshavin e Dzagoev, que conseguem imprimir velocidade ao jogo.

Na Rússia, depois da ótima exibição com direito a goleada por 4 a 1, técnico e jogadores tentam manter a cautela, assegurando que o objetivo de se classificar para as quartas de final ainda não está cumprido.

Por isso o treinador Dick Advocaat pediu para que seus atletas encarem o jogo contra os poloneses como se fosse a estreia na competição. Segundo o comandante, essa seria a melhor maneira de garantir a classificação e ficar muito próximo da primeira colocação no Grupo A.

Ficar em primeiro significa muito, já que representa escapar de um confronto com a melhor equipe do chamado “grupo da morte”, formado por Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal.

Continua depois da publicidade

Depois da ótima estreia o mais provável é que o treinador holandês não faça nenhuma alteração na equipe. A princípio, mesmo o criticado atacante Kerzhakov deverá começar entre os titulares.

Caso resolva substituir o comandante de ataque, Advocaat lançaria a campo Pavlyuchenko, que na estreia precisou de poucos minutos para marcar um gol e dar uma assistência para Dzagoev.

FICHA TÉCNICA:

POLÔNIA x RÚSSIA

Competição: Eurocopa

Data/hora: 12/6/2012, às 15h45 (de Brasília)

Local: Estádio Nacional, Varsóvia (POL)

Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)

Auxiliares: Jan-Hendrik Salver (ALE) e Mike Pickel (ALE)

Polônia: Tyton, Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Murawski, Polanski, Blaszczykowski, Obraniak e Rybus; Lewandowski. Técnico: Franciszek Smuda.

Rússia: Malafeev, Anyukov, Ignashevich, Berezutsky e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Ziryanov e Dzagoev; Arshavin e Kerzhakov (ou Pavlyuchenko). Técnico: Dick Advocaat.

Continua depois da publicidade