Apenas dois brasileiros seguem na disputa do título do Quiksilver Pro Fiji, quarta etapa do World Championship Tour (WCT) – elite do circuito mundial de surfe. O cabofriense Victor Ribas e o niteroiense Guilherme Herdy disputam as oitavas-de-final na quinta, dia 3.

Continua depois da publicidade

Vitinho venceu o confronto brasileiro com o paranaense Peterson Rosa e agora tem uma missão difícil diante do atual bicampeão mundial, o havaiano Andy Irons, que passou pelo veterano e lendário australiano Tom Carroll. Herdy bateu o australiano Trent Munro e encara o norte-americano Tim Curran.

O pernambucano Paulo Moura, que também se classificou para as oitavas, já estreou na fase, nesta quarta, e foi eliminado pelo australiano Mark Occhilupo em uma disputa apertada e definida nos últimos segundos, nas esquerdas tubulares de 1,5 a 2 metros em Restaurants, na Ilha de Namotu, no arquipélago de Mamanuca.

Paulo Moura havia derrotado o catarinense Neco Padaratz na terceira rodada e voltou ao mar no mesmo dia para abrir a fase seguinte. A disputa só esquentou no final, quando Occy recebeu nota 8,83 em sua terceira onda. Minutos depois, veio outra série e Occy tirou nota 5,77.

Na onda seguinte, o brasileiro pegou um tubo fantástico e recebeu nota 9. Só que nos últimos segundos, Occhilupo pegou outro tubo e com nota 7,83 garantiu a primeira vaga nas quartas-de-final, por 16,66 a 15,50 pontos.

Continua depois da publicidade

O potiguar Marcelo Nunes, que também participou da terceira rodada, também perdeu nos minutos finais, para o australiano Jake Paterson.