Das 31 pessoas que estavam no ônibus da Pluma que bateu em uma carreta atravessada na pista da BR-101, no Morro dos Cavalos, 17 foram encaminhadas para atendimento no Hospital Regional, de São José. O acidente aconteceu por volta de 8h30min desta quarta-feira, na altura do km 235, em Palhoça, onde o motorista do ônibus, Dionir Valério, morreu.

Continua depois da publicidade

Contratado para montar um aparelho de Raio-X, em Içara, no Sul do Estado, Ícaro Henrique Pereira embarcou em Curitiba no ônibus da Pluma (linha São Paulo-Araranguá), às 3h20min da madrugada desta quarta-feira. Cinco horas depois, o rapaz de 24 anos estava dormindo em um dos bancos leitos quando o veículo parou violentamente.

– Foi um susto. Com o impacto meu cinto de segurança abriu e eu fui lançado para o corredor, em cima de uma mulher. Ela entrou em choque, estava com um corte na cabeça e sangrava muito. Da parte de cima vinham os gritos. Todo mundo apavorado – contou ele, antes de receber atendimento no Hospital Regional, em São José, com suspeita de fratura no braço esquerdo.

Vítima diz que manobra de motorista garantiu a vida das pessoas

Rafael Rodrigo Müller também embarcou em Curtiba com destino para Criciúma. A parada obrigatória na BR-101 mobilizou os parentes em Blumenau, que estavam a caminho por volta de 11h.

Continua depois da publicidade

Somente depois de sair do veículo, Rafael pode ver o que salvou a todos do pior.

O motorista morreu para preservar todo mundo. Se ele joga para o barranco, ia ser bem pior – relatou.

No andar superior do veículo, a freira Terezinha Favarin estava sentada na poltrona 14, e machucou apenas a canela. Sua viagem teve origem em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, de onde partira de avião, na manhã de terça-feira, para visitar a mãe, que está doente em Criciúma. Do acidente, Terezinha disse que depois que o ônibus parou todo mundo começou a se ajudar.

– As pessoas ficaram apavoradas, gritavam bastante, mas logo que passou este momento de susto, as pessoas começaram a se ajudar. O socorro chegou em seguida, ainda bem – disse.