Mais de um mês depois da enxurrada e deslizamentos que mataram 18 pessoas e destruíram dezenas de casas em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, moradores foram autorizados a sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A liberação da Caixa Econômica Federal, porém, frustrou parte da população. A prefeitura tentou que todos pudessem sacar o dinheiro, já que de uma maneira ou de outra quase toda a cidade foi atingida.
Com a negativa, apenas pessoas diretamente afetadas pela enxurrada terão direito à retirada. Uma lista foi disponibilizada para que o trabalhador confira se a residência dele está entre as contempladas. Se estiver, basta acessar o aplicativo do FGTS e solicitar o saque.
O cidadão que teve a residência atingida e não está na lista deve acessar este formulário e fazer o cadastro até sexta-feira (19). Nele, serão informados os dados pessoais, o endereço detalhado e o dano causado à edificação.
Continua depois da publicidade
> Bolsonaro sinaliza volta do auxílio emergencial, por mais três ou quatro meses, a partir de março
A atualização da lista de endereços será feita no dia 1º de março, após o reconhecimento da Defesa Civil. É preciso que o endereço informado no formulário esteja no nome do solicitante. Fatura de energia elétrica, água, telefone, carnê de loja e revista estão inclusos nos documentos válidos para comprovar residência.
Caso o requerente não possua nenhum destes documentos, a solicitação deve ser feita no 1º andar da prefeitura, das 8h às 12h e das 14h às 17h.