A Embaixada dos Estados Unidos anunciou, na última terça-feira (26), que os consulados vão voltar a emitir vistos. A medida vale para turistas que já foram vacinados contra a Covid-19 e beneficia também quem precisa renovar o visto. Em Santa Catarina, a principal opção é ir ao consulado dos EUA em Porto Alegre (RS) – que só tem datas para 2022.

Continua depois da publicidade

​> Compartilhe essa notícia via WhatsApp

Porém, quem tem urgência pode tentar datas em outros consulados – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife – ou na embaixada, em Brasília. A Embaixada e Consulados recomendam que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para saberem se novas vagas foram disponibilizadas ou para o caso de desistências.

Os vistos de estudantes, que estão sendo emitidos desde maio deste ano, continuam a ser prioridade para agendamento.

Segundo a política anunciada nesta semana, os viajantes completamente imunizados deverão apresentar, antes do embarque, o comprovante de vacinação – incluindo o nome, a data de nascimento, o produto vacinado e as datas da administração de todas as doses – e um teste viral para COVID-19 negativo feito até três dias antes do embarque. Serão aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA e Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo a combinação de vacinas. Isto inclui todas as vacinas aprovadas pela Anvisa para o uso aqui no Brasil. A dose final deve ser administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA.

Continua depois da publicidade

Crianças e adolescentes menores de 18 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham. Este novo sistema de viagens substitui as restrições existentes para o Brasil e outros países, implementando uma abordagem consistente em todo o mundo.

As entrevistas para visto norte-americano de turista foram interrompidas em março de 2020, no início da pandemia.

Para o catarinense, vale a pena ir ao consulado de Porto Alegre?

O processo de solicitação de vistos no consulado em Porto Alegre é mais curto: a apresentação de documentos e coleta de digitais são feitas em único dia, na mesma data em que o solicitante vai ao consulado para a entrevista de visto. Em outros consulados, é preciso cumprir o fluxo em duas etapas, o que exige, na maioria das vezes, que o interessado faça o processo em dias diferentes.

Links úteis para quem quer viajar para os Estados Unidos ou saber mais sobre o processo de vistos.

Informações gerais sobre vistos: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/

Site para iniciar solicitação de visto e agendamento: https://ais.usvisa-info.com

Lista completa de vacinas aceitas pela OMS: https://extranet.who.int/pqweb/vaccines/covid-19-vaccines

Continua depois da publicidade

Definição de “totalmente vacinados” (fully vaccinated): https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/travelers/proof-of-vaccination.html

Leia também:

Saiba como funciona por dentro o consulado dos EUA em Porto Alegre

Busca por intercâmbio nos EUA cresce; saiba quem pode e como solicitar o visto de estudante​

Oito pedágios: viajar entre Florianópolis e Porto Alegre vai custar caro