O Mercado Público de Florianópolis passou por uma nova vistoria nesta terça-feira (11), da Força-Tarefa Estruturas. A Prefeitura de Florianópolis tem até o dia 4 de novembro para apresentar a conclusão das reformas e obras no sistema de prenvenção de incêndio, ou o Mercado corre o risco de ser interditado, segundo o promotor de Justiça Daniel Paladina. Esta foi a sexta vistoria feita no local no últimos dois anos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O alvará provisório de funcionamento venceu dia 30 de setembro e não foi renovado, segundo o MPSC. Em maio deste ano, a fiscalização havia apontado a necessidade de fazer ajustes no sistema de prevenção de incêndios. 

A principal manutenção necessária era nos canos que levam a água de cisternas até os sprinklers, dispositivos que funcionam como um chuveiro automático para a extinção de incêndios. A vistoria desta terça buscava averiguar o cumprimento destas recomendações, a situação do teto retrátil, que acumulava denúncias de infiltração e alagamentos, e a acessibilidade do local.

IPCA cai 0,29% e marca terceiro mês seguido de deflação no Brasil

Continua depois da publicidade

— O que nós acordamos aqui nesse momento com os órgãos da prefeitura, do bombeiro e demais entidades é que dia 4 de novembro, daqui a 20 dias, nós voltaremos aqui ao Mercado Público. Se esses problemas, principalmente em relação a questão hidráulica e dos alvarás, não forem resolvidos, se as obras não tiverem sido concluídas, nós pediremos interdição de todo complexo do Mercado Público — diz Paladina. 

Para Juliano Richter, secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento da Capital, o prazo é possível de ser cumprido, pois “85% da obra já está concluída”. Após detectarem um problema de pressurização na rede hidráulica, todo o sistema de tubulação passou por uma reestruturação, deixando de ser subterrâneo para um sistema aéreo. 

Acusado de atropelamento e morte em rodovia de Jurerê vai a Júri popular nesta quinta

Segundo Mário Dutra, o proprietário da Prevenfire, empresa responsável pela obra, a antiga tubulação era “ferro embutido no chão” e estava “cheia de furos”. Com a mudança, a Prevenfire identificou inconsistências no projeto. Os ajustes e desvios de tubos são o principal motivo nos atrasos das obras, de acordo com Dutra.

— Ontem nós tivemos uma reunião com os projetista e com Marcos, que é o próprio fiscal da obra. Ele autorizou o aditivo, agora a gente vai seguir para essa execução até dia 4, com todos os desvios que a gente precisa fazer na tubulação, desviando de outras infraestruturas e outras disciplinas como elétrica, dutos e até uma compatibilização da parte de suportação — explica Dutra.

Continua depois da publicidade

Também nesta terça, o Corpo de Bombeiros Militar prorrogou por mais uma ano o Habite-Se do sistema hidraulico de incêndio, que está em estado esta em regularização.

Lollapalooza Brasil divulga programação para 2023; confira bandas e dias

Goteiras da Praça Gastronômica

Teto retrátil do Mercado Público
Teto retrátil do Mercado Público tem goteiras e problemas na estrutura (Foto: Isabela Martins / DC)

Além dos problemas no sistema de prevenção a incêndios, comerciantes e trabalhadores do Mercado relatam problemas com gosteiras e infiltrações em todo mercado. 

— Dia de vento forte não tem como trabalhar, as mesas ficam todas molhadas — conta Tulho Botelho, comerciante no restaurante Quintal Açoriano, que fica no vão central do Mercado.

Na parte interna, os trabalhadores também sofrem com as goteiras. Fernando Ivo de Souza, proprietário da Paradinha do Fernando, diz que chegou a oferecer pagar para trocar as telhas, para tentar diminuir as gosteiras. A Prefeitura não autorizou. 

Continua depois da publicidade

— Fiz o orçamento das telhas para eu trocar, para eu parar com esse problema, e não precisar incomodar mais ninguém, e nem isso eles deixam — diz Souza.

Veja vídeo da situação do Mercado Público em dias de chuva

Leia também

Caminho de Santiago de Compostela em Florianópolis é oficializado pela prefeitura

Pagamento de IPTU e outros impostos sem juros e multa está disponível em Florianópolis

Corretores de imóveis são presos em megaoperação da PF em Balneário Camboriú