A vistoria do Vidal Ramos Jr. – casa do Inter de Lages – nesta quinta-feira à tarde não deixou claro o que precisa ser feito para o Campeonato Catarinense do ano que vem. A Fundação Municipal de Esportes (FME), que administra o estádio, considera que nem todas as exigências de engenharia apontadas são necessárias.

Continua depois da publicidade

Confira como estão as vistorias dos estádios do Catarinense 2016

A divergência ocorre entre o assessor de engenharia da Associação de Clubes Profissionais de SC (SCClubes), Renê da Silva, e a diretora da FME, Ana Toscan. Ele entende que a prefeitura precisa apresentar um novo laudo de engenharia para liberar uma arquibancada, que está em obras para ser reaberta depois de anos.

Além disso, cobra o cumprimento de duas exigências na arquibancada para visitantes: que o setor destine o equivalente a, ao menos, 10% da capacidade total do estádio e garanta melhores instalações sanitárias. Atualmente, os torcedores adversários só têm à disposição banheiros químicos, o que Renê descarta.

Continua depois da publicidade

– É possível (fazer as melhorias), só que é o seguinte: o prazo para entregar os laudos é 15 de dezembro. Não sei se nesse período vão ter as instalações prontas. Pode ser que o Ministério Público peça uma nova vistoria antes de começar o campeonato para liberar ou não. Vai depender – cogita o engenheiro.

Para Ana Toscan, o laudo feito para a disputa do Inter de Lages na Série D deste ano, que habilitou a estrutura atual do Tio Vida, como o estádio é conhecido, garante que há condições. Além disso, ela argumenta que o documento tem validade até julho de 2016.

– Temos um pavilhão interditado há oito ou nove anos. Todo mundo tinha medo de mexer nele, mas vamos reativá-lo. Tudo com laudo de engenharia, e depois os bombeiros vindo aprovar. Acredito que haja pouca coisa para arrumar. Até o início de dezembro está pronto. Sobre banheiros químicos na área visitante, há vários anos é assim. Nunca houve problema ou notificação por isso. É uma área isolada. E não tem como fazer banheiro agora – completa.

Continua depois da publicidade

A respeito dos apontamentos feitos pelos bombeiros, que só chegaram no final da tarde ao local, com atraso, a diretora da FME afirma que não há problemas. Segundo ela, as melhorias na iluminação de emergência e na porta de saída serão feitas.

A próxima vistoria para o Catarinense 2016, que seria feita no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, nesta sexta-feira, foi adiada para a próxima terça-feira em função de incompatibilidade de agendas da equipe que inspecionará o local.