Começa nesta segunda e segue até sexta-feira a vistoria semestral de vans e transportes escolares promovido pela Coordenadoria de Trânsito (Codetran) da Secretaria de Segurança de Itajaí. A fiscalização – que atende ao Código de Trânsito Brasileiro, é feita duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Continua depois da publicidade

Conforme a norma, somente as vans que possuem o selo de autorização podem realizar o transporte escolar. Caso o veículo não faça a vistoria, a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade.

Durante o procedimento são analisados itens de segurança como faixas laterais e traseiras amarelas e a indicação Escolar, além de tacógrafo, extintor de incêndio, freios, cintos de segurança, pneus, higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos. Toda van que transporta menores de 12 anos de idade deverá contar com um monitor.

Além do alvará, o motorista do veículo precisa ter habilitação na categoria D e curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Continua depois da publicidade

Conforme a Diretoria de Fiscalização, neste ano duas novidades já estão em vigor e serão cobradas dos motoristas nesta próxima vistoria. Tratam-se das câmeras de ré e nos micro-ônibus, um equipamento que mostre a parte da frente para que qualquer pedestre possa ser visto ao passar pelos veículos.

A Secretaria de Segurança alerta os motoristas para não fazer a vistoria no último dia. O serviço ocorrerá das 14h às 18h na própria secretaria, na rua Blumenau, número 1.500, Barra do Rio.