No bairro Espinheiros, zona Leste de Joinville, das 286 casas vistoriadas pela Companhia Águas de Joinville, 20% apresentaram irregularidades nas ligações de esgoto. Entre os problemas encontrados estão calhas ligadas à rede coletora, inexistência de caixa de gordura e equipamentos sanitários não conectados à rede de esgoto.

Continua depois da publicidade

Os moradores notificados têm 90 dias para realizar as adequações. A equipe de fiscais da Companhia retorna ao local ao fim desse prazo e, se o morador ainda não tiver feito os ajustes, o caso é encaminhado para a Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), antiga Fundema. Nessa situação, o morador está sujeito a multas.

Ligações incorretas podem causar refluxo na tubulação de esgoto – isto é, o esgoto pode voltar por ralos e pias. A ligação da drenagem na rede coletora também dificulta o processo de tratamento do esgoto. Se, ao contrário, o esgoto está ligado na rede pluvial, o efluente deixa de ser tratado e polui o meio ambiente.

A fiscalização no Espinheiros foi iniciada no mês de setembro, após a Águas de Joinville investir em melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro. Os fiscais da companhia estão vistoriando as residências em horário comercial e os testes exigem a presença de um morador.

Quando não é encontrado nenhum residente no imóvel após três tentativas, o Call Center da Águas de Joinville agenda uma visita em um horário mais cômodo ao cliente.

Continua depois da publicidade

O Espinheiros é o primeiro bairro de Joinville a receber a fiscalização, mas outros bairros que já têm a rede de esgoto instalada também devem passar por vistoria, como Saguaçu, Centro e Costa e Silva.