Logo após dar à luz a nova mamãe vive uma mistura de sentimentos: apesar do cansaço, está ansiosa por cuidar do bebê e receber amigos e familiares para mostrar o pequeno. Mas, será que é recomendável ir conhecer o bebê logo nos primeiros dias de vida? Para esclarecer essa e outras dúvidas, conversamos com a pediatra do Centro Clínico Gaúcho, Luana Otto Saraiva. Confira as indicações da especialista:
Continua depois da publicidade
Donna: A partir de quando uma nova mãe pode receber visitas?
Luana: Após o nascimento, os familiares e amigos ficam ansiosos para fazer visitas. Porém, devemos levar em conta que, além do fato de mãe e bebê estarem cansados após o parto, os primeiros contatos com a criança devem ser reservados aos pais. Este é um momento em que a família está em fase de adaptação e é importante que eles tenham tempo para absorver as mudanças. Por isso, as visitas devem ser breves e, de preferência, evitando a primeira semana da chegada do bebê em casa.
Donna: Fala-se que não se deve fazer visita usando perfumes fortes, que podem causar enjoo na mãe ou bebê. É verdade?
Luana: As crianças ou mães não tendem a ficar mais enjoadas do que qualquer outra pessoa, contudo, perfumes fortes podem irritar as vias aéreas e causar certo incômodo.
Continua depois da publicidade
Donna: Quais os cuidados na hora da visita?
Luana: O principal cuidado na hora da visita deve ser em relação ao tempo. As visitas devem ser breves e nunca podem invadir a noite, horário em que a criança deve ficar com o mínimo de estímulo externo para não se agitar. Outro cuidado importante é não fazer da visita um encontro de muitos amigos. Um número grande de pessoas tendem a agitar a criança, falando alto e atrapalhando a rotina que está se formando. Devemos evitar também a troca de “colos”. Passar a criança de “mão em mão” não é saudável porque incomoda a criança, deixa a mãe ansiosa e facilitando o contágio de doenças.