Todos os turistas que precisam de visto para entrar na Grã-Bretanha terão colhidas suas impressões digitais a partir desta segunda-feira, anunciou o governo. O ministro da Imigração, Liam Byrne, disse que os solicitantes de um visto britânico, emitido no momento de entrar no país e exigido para 133 países, incluindo o Brasil, precisarão ter as digitais checadas com informações de um banco de dados.

Continua depois da publicidade

Segundo Byrne, o sistema tem sido introduzido gradualmente desde setembro de 2006 e já colheu informações de mais de 1 milhão de pessoas. Ele disse que a exigência já apontou cerca de 500 casos de falsificação de identidade.

Armazenar e checar as informações biométricas dos turistas é um dos pontos da nova estratégia de imigração do governo, que inclui também a introdução de um sistema de pontos no estilo do australiano, procurando encorajar imigrantes especializados, a criação de uma polícia de fronteiras e multas para patrões que empreguem trabalhadores em situação irregular ou sem direito legal.

Turistas dos Estados Unidos e de países da União Européia, que não necessitam de vistos para viagens de curto prazo, não terão suas impressões digitais colhidas.

Continua depois da publicidade