A meta era conhecer Blumenau, Capital Nacional da Cerveja, mas depois da meta alcançada, eles a dobraram. A frase até parece uma citação parafraseada de um discurso político famoso, mas não. Explico: todos queriam se divertir na Oktoberfest, mas aproveitaram a viagem para conhecer outras cidades do Vale do Itajaí e do Litoral. Em grupos ou apenas com a família, os turistas da festa germânica contam não ter resistido ao encanto da região e aproveitado para ficar mais dias, conhecer todas as belezas naturais e se divertir por aqui.

Continua depois da publicidade

Animada, uma turma de mulheres aguardava na entrada do Setor 3 o restante do grupo chegar do desfile na Rua XV de Novembro, Centro, para continuar a diversão que começou no dia anterior. Em um ônibus com 23 pessoas, elas vieram de longe. Deixaram a terra das praias paradisíacas, Maceió (AL), para conhecer a cidade das Fridas e dos Fritz e contam que diversão não tem faltado nesta viagem, muito além do que imaginado:

— O chope estava tão bom no primeiro dia de festa que eu cheguei no hotel com apenas um pé da bota — sorri a funcionária pública Sônia Alencar, 58 anos, ao falar sobre os dias de Frida em Blumenau.

Passeio pelo Litoral

O sexteto explica que há dois meses, quando a ideia surgiu, o grupo planejou a viagem até Santa Catarina. Além de Blumenau, elas escolheram como destino o Parque Beto Carrero e as praias de Balneário Camboriú, cidade onde se hospedaram desde que chegaram ao Estado.

Continua depois da publicidade

— Não há como não se encantar com essa região. Tudo é muito limpo, muito organizado — reforça a animada Sônia, que já aproveitava a festa com mais um caneco de chope em mãos.

Dançando o tradicional zicke-zacke e cantando as letras mais conhecidas de chucrute music blumenauense, as turistas de Novo Hamburgo (RS) curtiam cada momento da Oktoberfest com um sorrisão no rosto. Das quatro amigas, apenas uma delas era veterana na festa. Mara Mossmann, 25 anos, fez tanta propaganda que conseguiu convencer as amigas a deixar o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e a Oktoberfest de Igrejinha (RS) para embarcar na viagem até o outro Vale, em Santa Catarina. O único passeio delas além da festa também foi por Balneário Camboriú. Aliás, a cidade litorânea é destino de muitos ônibus de turismo após a noite de festa por aqui.

Tudo planejado nos mínimos detalhes

O destino principal era Blumenau, mas nada os impediu de conhecer e se encantar com outras cidades no percurso até aqui. Após algumas buscas no Google, a família, que veio parte de Fortaleza (CE) e outra parte de Teresina (PI), desembarcou em Florianópolis, alugou um carro e programou variados roteiros. Compras em Brusque, passeios no Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, sol nas praias da Capital, diversão em Penha e festa em Blumenau.

— As cidades são belíssimas aqui, tudo muito limpo, com pessoas atenciosas e muito dedicadas. Estamos adorando a experiência — conta Emiliana Medeiros, 45 anos.

Continua depois da publicidade

Ao lado dos filhos e da família do irmão, a contadora de Fortaleza aproveitou a festa blumenauense a caráter. Vestida de Frida, ela encomendou o traje típico em uma costureira local levando diversas fotos de referência de modelos, já que não teria tempo de comprar o item em Blumenau.