O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca em Santa Catarina neste sábado (25). Ele participará da Marcha para Jesus, evento evagélico que acontecerá no Centro de Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado, e que deve reunir milhares de pessoas, entre fiéis e apoiadores do presidente. 

Continua depois da publicidade

 Receba notícias do DC via Telegram

Esta é a 13ª vez que Bolsonaro visita Santa Catarina em quase quatro anos da mandato. Em 2022, esta é sua segunda passagem pelo Estado: em maio, ele fez uma escala no aeroporto de Chapecó, no Oeste, onde posou para fotos ao lado de lideranças catarinenses. Entre elas, o prefeito do município, João Rodrigues (PSD) e o senador e pré-candidato ao governo Jorginho Mello (PL). 

O evento no qual Bolsonaro participará neste sábado espera reunir mais de 50 mil participantes, de acordo com a organização. A Marcha para Jesus é uma forma de manifestação social, que renúne igrejas evangélicas em todo o mundo. 

Caravanas com fiéis dos municípios de Xanxerê, Joaçaba, Joinville e Tubarão, por exemplo, são esperadas, de acordo com o presidente do Conselho Estadual de Pastores de Santa Catarina (Copesc), Leonardo Aluísio, organizador da Marcha para Jesus. 

Continua depois da publicidade

Apesar da presença de Bolsonaro, o pastor afirma que o evento não tem cunho político, já que outros chefes do Executivo foram convidados. Entre eles o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), que confirmou presença neste sábado. 

> O que está no roteiro de Bolsonaro em Balneário Camboriú

Almoço também está na programação 

A previsão é de que o presidente chegue em Santa Catarina no início da manhã e desembarque no aeroporto de Navegantes. Ele estará acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. 

Depois, de carro, ele irá a Balneário Camboriú para a cerimônia. A previsão é de que Marcha inicie às 9h, na Praça Almirante Tamandaré. A pé, os fiéis e o presidente irão até a roda-gigante, na Barra Norte, onde está previsto um pronunciamento de Bolsonaro. 

Em seguida, ele terá um almoço com lideranças políticas e empresários catarinenses no restaurante do monumento Cristo Luz. Cerca de 250 pessoas devem participar do evento, entre eles, Luciano Hang. 

Continua depois da publicidade

Ao fim do compromisso, Bolsonaro e Michelle devem retornar a Brasília. 

> Balneário Camboriú: praia dos arranha-céus é a “meca” dos evangélicos e paraíso bolsonarista

Visita em meio a polêmicas 

Além de ser um aceno político aos evangélicos, a visita de Bolsonaro também é estratégica, visando às eleições de outubro. Isto porque Santa Catarina é um dos redutos bolsonaristas. Em 2018, por exemplo, o Estado garantiu 76% dos votos ao presidente no segundo turno. 

Fontes próximas ao presidente afirmam que bandeiras defendidas pelo presidente, como o conservadorismo, a defesa das armas e da religião, encontram eco no Estado e o colocam nas preferências da agenda de Bolsonaro.

Porém, a visita de Bolsonaro também esbarra em outro cenário. Esta semana uma operação da Polícia Federal prendeu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por suspeita de fraude envolvendo pastores no Ministério da Educação. Ele foi liberado na quinta-feira (23) após um pedido de soltura do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1). 

Continua depois da publicidade

> Delegado da PF no caso Milton Ribeiro diz que houve interferência na investigação

O presidente também se pronunciou nesta quinta-feira (24) sobre o caso da menina que teve o aborto negado após ser estuprada e ficar grávida em Santa Catarina. Em uma rede social, Bolsonaro criticou a realização do aborto legal, determinada pelo MPF, e alegou que o procedimento agravou o caso. 

“Um bebê de SETE MESES de gestação, não se discute a forma que ele foi gerado, se está amparada ou não pela lei. É inadmissível falar em tirar a vida desse ser indefeso!”, escreveu ao abrir uma série de publicações sobre o tema no Twitter.

Ele disse, ainda, que todo o processo será alvo de uma investigação dos Ministérios da Justiça e do Ministério da Mulher e da Família e dos Direitos Humanos. 

Veja como fica o trânsito em Balneário Camboriú

  • O trecho da Avenida Atlântica a partir da Rua 1500 será interditado com liberação progressiva, conforme a caminhada seguir em direção ao Pontal Norte. Todas as ruas do trecho não terão acesso à avenida, e aquelas com sentido Avenida Brasil/Atlântica também serão interditadas;
  • Outro ponto de interdição será a Estrada da Rainha, no sentido sul (quem vem da Praia dos Amores em direção à cidade), a partir da Rua Sérgio Milliet. Um desvio será feito pelos agentes de trânsito para que os motoristas possam acessar o Centro;
  • O trecho da Avenida do Estado compreendido entre as Ruas Indonésia e Iraque também será alterado, com estreitamento das pistas. Apenas duas delas funcionarão normalmente.

Continua depois da publicidade

Leia também: 

​PT e PSB admitem dificuldade para repetir dobradinha Lula-Alckmin em SC​

Vice-prefeito de Balneário Camboriú é pressionado a renunciar após foto em procissão

Bolsonaro vem a SC para participar de Marcha para Jesus; veja onde