Em meio a dezenas de atrações, chama atenção na Vila da Regata da Volvo Ocean Race em Itajaí um grupo diferente de visitantes: as centenas de crianças que participam diariamente das visitas guiadas. Quem passeia pelo local não consegue ignorar as turminhas andando em filas, unidas por cordas puxadas pelas professoras, e com olhos sempre para o alto. Cerca de 3,3 mil alunos já participaram da atividade, que começou nesta segunda-feira. As escolas interessadas precisam se inscrever (veja abaixo) para fazer o tour, e rápido. O número de interessados passava de 9 mil nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Turminha passeia pela Vila da Regata em Itajaí
Foto: Marcos Porto/ Agência RBS
A visita guiada à Vila da Regata inclui a passagem pelas principais atrações e estandes do local. No Espaço Sustentabilidade, em volta de um tanque que simula o ecossistema de uma praia, os alunos do Jardim II do Centro de Educação Infantil (CEI) Neusa Reis Cesario Pereira, de Itajaí, observam atentas as estrelas do mar.
Continua depois da publicidade
_ Tem uma escondida aqui, olha! _ mostra uma das crianças para os coleguinhas.
A voluntária que trabalha no local, a coordenadora do curso de Oceanografia da Univali, Katia Kuroshima, se diverte com os pequenos e com a troca de aprendizado:
_ Nunca assisti ao desenho do Bob Esponja, mas já sei que o Patrick é a estrela do mar.
Ao circular pela vila, a grandiosidade da estrutura deixa a turminha encantada:
_ Uau! Olha só que bonito! _ vibram, ao avistar o pavilhão do Mapfre.
Crianças observam o veleiro do SCA feito de lego
Foto: Marcos Porto/ Agência RBS
A oportunidade de fazer esta espécie de aula diferenciada encanta também as professoras. Entre uma preocupação e outra, compartilham do entusiasmo dos alunos.
_ Tudo o que a gente possa mostrar é aprendizagem para eles. Eles estão em uma fase do aprender lúdico, por isso a importância de visualizarem esses materiais e ambientes _ disse a professora Marisete Adriana Raschdel.
E chega o momento mais esperado do passeio: o encontro com os barcos. Ao ver os grandes veleiros, que nesta semana estão suspensos na Vila da Regata, a turma lança uma dezena de perguntas:
Continua depois da publicidade
_ Como foram parar lá? Como vão fazer para descer? Correm rápido igual aos carros?
Mas antes mesmo de terem todas as questões respondidas, chega também o momento menos esperado da visita: a hora de ir embora. E se na chegada o olhar transbordava curiosidade, agora esboça até certa tristeza. Há até quem chore, inconformado em ter que deixar pra trás esse mundo novo que acabava de descobrir.
Crianças colocam a mão na areia para sentir as conchinhas
Foto: Marcos Porto/ Agência RBS
Como participar
::: Podem participar das visitas guiadas estudantes e grupos de escolas públicas e privadas de todo o país
::: Há 1,2 mil vagas diárias
::: Para inscrever a sua turma, basta acessar o site da Itajaí Stopover
::: Após o pré-agendamento no site, a organização entra em contato para informar a data e horário do tour