Depois de conquistar a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e o título do Campeonato Sul-Americano, o carioca Virgílio de Castilho provou neste domingo, dia 8, que é um dos destaques do triatlo nacional. Em Vitória (ES), ele venceu o Campeonato Brasileiro de Triatlo, deixando para trás atletas consagrados como o gaúcho Leandro Macedo e o paranaense Juraci Moreira.

Continua depois da publicidade

No feminino, a brasiliense Mariana Ohata ficou com o bicampeonato da prova, que foi disputada em distância olímpica (1,5 quilômetro de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida), na Enseada do Suá.

No masculino, o pódio foi 100% da equipe que vai representar o Brasil no Pan de Santo Domingo: Virgílio de Castilho e o santista Paulo Miyasiro dividiram a liderança durante toda a natação e o ciclismo, quando abriram boa vantagem para Leandro Macedo e Juraci Moreira, que vinham no segundo pelotão. Na corrida, o carioca fez prevalecer sua boa forma e venceu com facilidade, deixando seus dois companheiros do Pan, Miyasiro e Leandro, em segundo e terceiro, respectivamente.

No feminino, Mariana e Carla Moreno protagonizaram um acirrado duelo durante toda a prova. Elas nadaram e pedalaram juntas. A brasiliense só garantiu a vitória no final da corrida, quando conseguiu deixar para trás a paulista, que será sua companheira no Pan. A outra brasileira da equipe é Sandra Soldan (RJ), que não competiu em Vitória devido a uma forte gripe.

Continua depois da publicidade