DJ, formado em engenharia civil e arquitetura, ex-colaborador de Kanye West, o americano Virgil Abloh, que apresentou nesta quinta-feira sua primeira coleção masculina para a Louis Vuitton, tem um perfil atípico e um grande trunfo: seu sucesso com os jovens.
Continua depois da publicidade
Filho de imigrantes ganenses nascido em Illinois há 38 anos, conseguiu um dos postos mais invejados da moda, na grife fetiche da LVMH, e é também um dos únicos negros à frente de uma grande casa de alta costura.
Este rei do streetwear de luxo é assíduo das redes sociais: tem 2,3 milhões de seguidores no Instagram e 3,9 milhões no perfil de sua marca Off-White, fundada em 2013. Em poucos anos, conseguiu se impor como um dos estilistas mais queridos de um público de millennials conectados.
Sua marca registrada? Um estilo que reflete a cultura “street”, com tênis e moletons, mas também um logotipo facilmente reconhecível, feito de faixas pretas e brancas oblíquas, colaborações de sucesso, com a Nike, Jimmy Choo, Moncler… e até mesmo um projeto em andamento com a Ikea.
Continua depois da publicidade
Uma abordagem condizente com esta época em que as parcerias entre marcas se multiplicam. Seu antecessor na Louis Vuitton Homme, Kim Jones, surpreendeu em 2017 ao iniciar uma parceria com a marca nova-iorquina Supreme.
Seus desfiles, de público misto, são muito populares e concorridos, e tem entre seus fãs Rihanna e Beyoncé.
– Multifacetado –
O globetrotter, que afirma dormir muito pouco, disse que sua nomeação na Louis Vuitton “mostrava a uma geração mais jovem que uma pessoa nesta posição não precisa se parecer a um único modelo”, em um mundo da moda frequentemente criticado por sua falta de diversidade.
Continua depois da publicidade
O desempenho para a Vuitton Homme desse estilista multifacetado, que não fez escola de moda, era esperado com ansiedade.
Fã de hip hop, Virgil Abloh começou a atuar como DJ no ensino médio, antes de se formar em engenharia civil na Universidade de Wisconsin e arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois. No início dos anos 2000, se tornou consultor artístico de Kanye West, aconselhando o rapper especialmente em suas capas de discos e na cenografia de seus shows.
Os dois fizeram um estágio na Fendi em 2009 para mergulhar no mundo da moda. “Eu os paguei US$ 500 por mês”, lembra Michael Burke, CEO da Fendi na época, agora no comando da Louis Vuitton.
Continua depois da publicidade
Virgil Abloh criou em 2012 sua primeira marca, Pyrex Vision. Ao simplesmente colocar o logotipo de sua marca em roupas Champion e camisas Ralph Lauren, vendidas mais caras, causou polêmica.
Um ano depois, nasceu a Off-White, que se impôs pela força de seu design gráfico antes de evoluir para criações mais “couture”. Em 2015, a marca esteve entre as finalistas do prestigioso prêmio LVMH.
Depois de Londres, a Galeria Gagosian, em Paris, recebe a partir de sábado uma exposição de trabalhos de uma colaboração entre o estilista e o artista Takashi Murakami. Em 2019, Virgil Abloh será objeto de uma retrospectiva no Museu de Arte Contemporânea de Chicago.
Continua depois da publicidade
* AFP