O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo” para vendavais no Sul de Santa Catarina, neste domingo (15). Estão previstos ventos entre 60 e 100 km/h. O aviso é válido até o fim do dia e inclui também o Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Inmet, há risco de queda de árvores, destelhamentos e danos em edificações. As cidades incluídas no aviso são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.

Outros alertas
Santa Catarina tem outros dois alertas amarelos de “perigo potencial” ativos no Inmet. Um deles prevê chuvas intensas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h para a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, o Norte, o Sul, a Serra e parte do Oeste. O aviso vai até 23h59min.
O outro alerta é de tempestade para todo o litoral catarinense e parte da Serra. Estão previstas chuvas de até 50 mm, ventos de 60 km/h e queda de granizo. O aviso é válido até as 21h.
Continua depois da publicidade
Mar agitado
O Sul do Rio Grande do Sul é afetado neste domingo (15) pela tempestade subtropical Biguá, conforme a Marinha informou. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu no sábado (14) um alerta de ressaca e mar agitado, com ondas de até 3,5 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
Sol e pancadas de chuva devem “dividir” o céu em domingo de calor em SC
Recomendações da Defesa Civil
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar
- Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia
- Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados
- Durante os temporais, busque um local abrigado
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes
Leia também
Pesquisadores da UFSC participam de expedição inédita à Antártica que simula condições extremas
Como está a condição da Serra da BR-376 para receber fluxo de verão na divisa entre PR e SC