Em meio ao trabalho intenso de resgate a famílias afetadas pela enchente no Alto Vale do Itajaí durante esta quarta e quinta-feira, fotos aquecem o coração por causa do olhar sensível também aos animais. Os bombeiros que atendem a região de Rio do Sul conseguiram salvar ao menos 58 cães e gatos de casas tomadas pela água.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Uma das imagens mostra um vira-lata caramelo nas costas de um socorrista sendo levado para um local seguro. Em outra foto um bombeiro aparece com água acima da cintura e um sorriso no rosto com o gatinho encharcado nas mãos. É possível ver ainda famílias sendo salvas e dentro da bateira os fiéis companheiros de quatro patas.
Veja fotos dos pets resgatados
Os números dos resgates
Em dois dias, o 15º Batalhão atendeu 104 ocorrências relacionadas a inundações. O trabalho árduo garantiu o resgate de 131 pessoas e 58 animais. São quase 70 bombeiros envolvidos na operação que ainda está em andamento, pois às 17h desta quinta-feira (5) a cidade ainda enfrentava uma enchente com o nível do rio em 9,2 metros.
Continua depois da publicidade
As cidades com maior número de atendimentos nas últimas horas são Rio do Sul, Taió, Rio do Oeste, Agronômica, Laurentino e Trombudo Central.
> Qual a situação e o nível das barragens em Ituporanga, Taió e José Boiteux
Orientações dos bombeiros
- Não fique em áreas de risco;
- Acompanhe junto à Defesa Civil as medições e a cota de cheia para a sua rua;
- Ligue para o ligue 193 apenas para fazer o resgate de vidas. As guarnições dos bombeiros não fazem resgate de bens materiais;
- As pessoas que estão em área de risco devem deixar suas residências a tempo para possibilitar que o atendimento dos bombeiros seja limitado a casos extremos.
Leia também
> Fotos aéreas mostram ruas alagadas e impacto da enchente em Rio do Sul
> Rio do Sul revisa número e diz que cidade tem 7 mil afetados, não desalojados