Três músicos de renome internacional vão se apresentar em um concerto especial em Florianópolis no dia 4 de agosto, no palco do Teatro Ademir Rosa. Os violinistas Oliver Yatsugafu, Levon Ambartsumian e Shakhida Azimkhodjaeva vão tocar um programa especial que inclui a Sinfonia Concertante de Mozart.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O concerto contará com a participação da Orquestra Cordas da Ilha, que promove a apresentação. Azimkhodjaeva será a solista ao violino e Yatsugafu à viola, ambos sob regência do maestro Ambartsumian.
A apresentação marca o retorno de dois dos artistas internacionais aos palcos da Capital catarinense. Yatsugafu viveu por anos em Florianópolis, mas sua última apresentação na cidade foi em 2016.
O violinista Ambartsumian já esteve na Ilha de Santa Catarina para tocar e ministrar masterclasses, porém a sua última visita à cidade foi em 2017. Esta será a primeira vez que Azimkhodjaeva vem à ilha.
Continua depois da publicidade
Conheça os músicos
Levon Ambartsumian estudou no Central Music School e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Foi vencedor de vários concursos internacionais e recebeu as honrarias de Artista Honorário da Armênia em 1988 e Artista Honorário da Rússia em 1997. Ele se apresenta regularmente em diversos países como Brasil, França, Alemanha, Espanha, Grécia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá e Itália.
Nascida no Uzbequistão, Shakhida Azimkhodjaeva fez sua estreia com a Orquestra Sinfônica do país aos 11 anos. Formada pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, foi uma das fundadoras da Orquestra de Câmara de Moscou “ARCO”. Desde então, tem sido spalla, solista e regente assistente da orquestra em apresentações pelo mundo. Já gravou inúmeros álbuns de música clássica de compositores clássicos e contemporâneos.
Oliver Yatsugafu é bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e possui os títulos de mestre em Música e doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas.
Em 2016, o brasileiro recebeu o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino e a medalha de Honra ao Mérito, além de ter sido condecorado chanceler de Mato Grosso. No mesmo ano, recebeu também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Serviço
Concerto Internacional
Quando: 4 de agosto, às 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Ingressos: Disponíveis para compra online.
Leia também
Armandinho relembra infância, fala de conexão com SC e antecipa novo projeto