A Tintas Coral anunciou o Colour Futures 2013, tradicional estudo global de cores elaborado por uma equipe de consultores especialistas da própria empresa e de fora dela sobre previsões e desenvolvimento dos tons que serão tendência nos 12 meses do ano seguinte. Para o ano que vem, a cor eleita é o Violeta Inspirado, um tom da família dos roxos que possui influência do violeta, associado ao que é nobre, sábio, profundo e, sobretudo, à honestidade. Dentro de uma paleta de cores, o tom se torna versátil, pois combina com cores brilhantes, cítricas ou com neutros mais quentes, como também com outros roxos, azuis e verdes.
Continua depois da publicidade
– O Violeta Inspirado é capaz de agradar os mais diferentes gostos, pois ele tanto remete aos uniformes índigos que passam a ideia de segurança e autoridade, mas também mistura a sensação de onírico, de relaxamento, além de ser um tom elegante e até surpreendente, quando aplicado para repaginar ambientes – diz Heleen van Gent, diretora do Centro de Estética Global das Tintas Coral, localizado na Holanda.

Segundo Heleen, a escolha da cor do ano está intimamente ligada à evolução do tema-chave, batizado, para o ano que vem, de Conexões. Para a diretora, a vida moderna é centrada nestas conexões e não se trata apenas de mídias sociais, de aplicativos e dispositivos, mas também da maneira como essas tecnologias influenciam nosso estado de espírito, nossa necessidade de entendimento e de desligarmos de vez em quando.
– Queremos estimular consumidores, clientes e comunidades a usufruírem do efeito extremamente benéfico que a cor pode dar ao seu espírito – explica Benito Berretta, Diretor de Marketing da Coral.
Tendências para 2013
Continua depois da publicidade
Interligadas pelo tema-chave Conexões, o grupo de pesquisa apresenta cinco tendências identificadas para 2013 que deram origem a uma paleta que inclui cores escuras, pasteis e naturais, além de tons vibrantes. A primeira delas versa sobre a crescente tendência das pessoas se unirem em torno de um propósito comum.
A segunda aborda a interiorização, a necessidade das pessoas se desconectarem para se recompor sem tanta interferência do mundo exterior. A terceiro se debruça sobre o desejo dos seres humanos de decodificar mistérios e objetos que deem sensação de ordem e de clareza.
O quarto identificado faz alusão à crescente fascinação por coisas simples, claras e caseiras, dentro do conceito Feito em Casa. Por fim, a quinta e última tendência se refere à busca pelo conforto visual na arte e na natureza.