Vinte pinguins resgatados este ano na costa de Santa Catarina foram soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (3). Os animais da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) passaram por tratamento veterinário e, após a estabilização do quadro clínico, retornaram ao habitat natural. 

Continua depois da publicidade

Painel do Coronavírus: confira dados atualizados das cidades de SC no mapa

Esse é o primeiro grupo a ser liberado na natureza desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos executado pela Petrobras em parceria com a R3 Animal. Cada um dos animais recebeu um chip que permitirá o acompanhamento, caso reapareçam em outra região.

Economize água; quase não chove na 1° quinzena de agosto em SC

Os pinguins encontrados nas praias brasileiras, em sua grande maioria, estão em seu primeiro ano de vida e não resistem a longa viagem de migração, segundo a veterinária da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas.

Continua depois da publicidade

pinguin
Eles serão monitorados por meio de um chip (Foto: Nilson Coelho, divulgação)

– Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias – explica Cristiane.

Muitos são encontrados machucados por embarcações, petrechos de pesca ou afetados pelos resíduos sólidos. A equipe de monitoramento avalia todos os animais marinhos encontrados e, quando necessário, eles são encaminhados para o atendimento veterinário.

Beto Carrero World explica “mudança de nome” e acaba com mistério

Em Santa Catarina, ainda estão em reabilitação 25 pinguins, que, assim que estiverem restabelecidos, também serão devolvidos à natureza.

pinguin
Pinguins foram soltos na manhã desta segunda (3) (Foto: Nilson Coelho, divulgação)

Monitoramento de praia

O PMP da Bacia de Santos é o mais recente dos PMP da companhia, foi criado em 2015 e está presente em quatro estados do Sudeste, desde Laguna até Saquarema, no Rio de Janeiro. São quetro projetos dessa natureza em todo país, estruturados e executados pela Petrobras.

Continua depois da publicidade

A nova gasolina vai pesar no bolso? Mudança no padrão do combustível vale a partir de hoje

Os projetos de monitoramento trabalham em parceira com as comunidades locais. Ao avistar baleias, lobos ou leões-marinhos, golfinhos, pinguins, aves e tartarugas marinhas nas praias, vivos ou mortos, a população deve acionar o PMP da sua região.