O vinho, bebida milenar com um papel fundamental na história da humanidade, guarda em suas taças segredos, aromas e sabores que transcendem o paladar. Diante dessa longa e bem-sucedida trajetória, algumas vinícolas históricas são patrimônios mundiais do mundo do vinho.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos conhecer, juntos, as vinícolas históricas? Nesta jornada viajaremos por diferentes países e continentes, explorando a riqueza cultural e histórica de vinícolas que testemunharam o desenvolvimento dos vinhos ao longo dos tempos.
Saint-Emilion
Localizada na França, a vinícola Saint-Emilion vem dos tempos medievais e trata-se de uma das principais vinícolas produtoras de vinhos tintos do mundo. A região foi tombada pela Unesco em 1999 e está entre os patrimônios do vinho.
Continua depois da publicidade
Alto Douro
A vinícola fica localizada no norte de Portugual e a região é banhada pelo Rio Douro. A região destaca-se pela produção de vinhos com os tipos “Porto” e “Douro”.
Piemonte
Localizada na Itália, Piemonte foi tombada em 2021 e a região tem bastante tradição na cultura vinícola. A região também destaca-se por contar com belas paisagens e produz vinhos dos tipos Barolo, Dolcetto e Barbera.
Lavaux
Lavaux, na Genebra, teve os vinhedos tombados pela UNESCO em 2008. A região tem ampla tradição na produção de vinhos e ela remonta desde o século XII. Trata-se, portanto, de uma das vinícolas mais tradicionais do mundo.
Vinhos de Borgonha
As vinícolas produtoras de Borgonha foram reconhecidas pela Unesco e se tornaram Patrimônios da Humanidade. Elas estão localizadas em cidades da França, como Dijon e Beaune.
Continua depois da publicidade
Ambas desempenham papel central na produção e comercialização dos vinhos de Borgonha. Além disso, a produção da bebida é histórica e o cultivo das uvas para a produção dos vinhos de Borgonha é feito desde a Alta Idade Média, ou seja, trata-se de um processo produtivo milenar.